Audio-Technica AT LP120: Vale a pena comprar este toca-discos?

Se você é um amante da música que aprecia o som quente e rico dos discos de vinil, você vai querer investir em um toca-discos de alta qualidade. O AT LP 120 é um modelo clássico popular entre os audiófilos há décadas. Nesta análise, examinaremos mais de perto os recursos, qualidade de som e desempenho geral do Audio-Technica AT LP120.

Audio Technica AT LP120XUSB

Assista nosso vídeo sobre o Audio-Technica AT LP 120X no nosso canal do YouTube, clicando aqui!

Para mim, atualmente, o A jornada para montar o set de som ideal para apreciar vinis pode ser tão variada quanto os gostos musicais. Desde opções de entrada até configurações mais elaboradas, o importante é encontrar o equilíbrio entre qualidade sonora e investimento. Os seis sets propostos oferecem uma gama de escolhas que atendem tanto ao audiófilo experiente quanto ao novato, destacando a importância de considerar não apenas o custo, mas também a compatibilidade e a capacidade de upgrade. Iniciar com um set mais simples não significa comprometer a experiência; pelo contrário, é um passo inteligente para quem deseja explorar o mundo do vinil com solidez e sustentabilidade, permitindo futuras melhorias e personalizações. tem o melhor custo-benefício do mercado de toca-discos. Isso porque, mesmo seus aparelhos não sendo os melhores de entrada para audiófilos (talvez os Pro-Ject ou os Rega detenham o posto), eles estão quase lá por equilibrarem robustez e refinamento, o preço compensar e entregarem o que prometem.

Hoje, se eu fosse começar no mundo do vinil e tivesse que escolher um toca-discos para o meu set de som, eu iniciaria por ele, afinal, eu teria uma boa experiência com a música analógica, não danificaria meus discos, pois ele tem todos os ajustes necessários, e seria um aparelho fácil de vender quando eu quisesse fazer um upgrade no meu conjunto de som.

Vale mencionar que a Audio-Technica Corporation é uma empresa japonesa de produtos relacionados a áudio, como microfones, fones de ouvido, toca-discos, cápsulas e agulhas, entre outros equipamentos. Em 1962, Matsushita fundou a empresa com a visão de produzir áudio de alta qualidade para todos e o Audio-Technica AT LP120 é um aparelho que segue esta tradição da empresa.

Ao longo deste artigo quero fazer uma análise sobre este aparelho que pode ser facilmente encontrado no mercado nacional e que parece oferecer um equilíbrio mais do que decente do melhor dos dois mundos.

Este Aparelho é a Resposta ao Paradoxo do Mundo do Vinil

O mundo do vinil possui um paradoxo dentro dos tempos tecnológicos que vivemos. Em geral, os toca-discos possuem uma tecnologia e mecânica extremamente simples para os padrões digitais dos aparelhos usados para consumir música atualmente. Neste contexto, quanto menos tecnologia e mais simples for o toca-discos mais caro ele é. Equipamentos que parecem básicos geralmente são mais caros do que unidades que permitam conexões digitais para conversão de formatos analógicos em digitais.

Em suma, um consumidor experiente de música analógica quer um aparelho que apenas gire o prato na velocidade correta e mais refinada possível, enquanto a agulha capta as vibrações dos sulcos do vinil que chegam a uma cápsula eletromagnética e os transforma em impulsos elétricos que vão para o amplificador até chegar nas caixas de som.

O Audio-Technica AT LP120 é um aparelho que representa uma rara exceção nesta premissa do mercado de toca-discos de que quanto menos tecnologia e mais simples for o toca-discos, mais caro e melhor ele é.

Isso porque ele parece tão bom quanto seus principais concorrentes, mas não se parece e tem mais funções do que eles. O modelo se assemelha muito ao SL-1200, talvez um dos mais festejados aparelhos da lendária Technics dentre os entusiastas do mundo do vinil e criado para o trabalho duro dos DJs. Ou seja, ele é um aparelho com relativa tecnologia mas com refinamento no áudio reproduzido.

Apresentando e Comparando o Audio-Technica AT-LP120

Clique na imagem para ver o aparelho em detalhes.

Como o Audio-Technica AT LP120 é construído inspirado pelo projeto do Technics SL-1200 seu acionamento direto e seu controle de pitch se adaptam bem às necessidades de um DJ, tanto quanto às de um ouvinte/colecionador doméstico, pois basta usar uma capsula/agulha mais refinada para o segundo caso. Isso aliado ao visual do aparelho torna-o muito atrativo para todos os usos de um toca-discos.

O Audio-Technica AT LP120 vem em duas cores, prata ou preto, e não é um aparelho simples de configurar, pois demanda alguma experiência ou orientações que podem ser facilmente encontradas na internet (e que vêm junto na embalagem do produto).

Isso porque os componentes do braço devem ser montados e ajustados: deve-se equilibrar o braço, definir o peso certo da agulha que está sendo usada e ajustar o anti-skating. Acredite, não é tão complicado o quanto parece e se você ajustar algo errado na primeira audição você saberá.

PONTOS POSITIVOS DO AUDIO-TECHNICA AT LP120XUSB

O Audio-Technica AT LP120 vem com cápsula AT95E, uma das melhores que você pode encontrar nesta faixa de aparelhos de entrada. Ele tem três velocidades (a usuais de 33⅓ rpm, 45rpm, além da 78rpm), o que é um diferencial em relação aos seus concorrentes diretos que, em geral, só vem com duas velocidades de reprodução.

O acionamento do Audio-Technica AT LP120 é direct drive, ou seja, ao invés de usar uma correia (que é o acionamento padrão desta faixa de preço) o prato de alumínio fundido é conectado diretamente ao motor. Muitos dizem que esse tipo de acionamento traz vibrações que alteram a audição, enquanto outros tantos se baseiam na fidelidade da rotação durante a audição para defender seu uso. Ambas as versões são especulativas e intermináveis.

Quanto as vibrações do Audio-Technica AT LP120 elas podem ser bem administradas pelos amortecedores dos pés e pela base sólida e pesada (por volta de 10 quilos) que é construída em metal, não de plástico como vários dos aparelhos que disputam o mercado com o modelo.

Os controles também são metálicos, evidenciando a preocupação com o acabamento de um equipamento bem feito e superior a qualquer aparelho vintage famoso no Brasil nos anos 1980 e 1970.

O pacote de vantagens do Audio-Technica AT LP120 ainda traz um pré-amplificador embutido, que permite conectá-lo diretamente a aparelhos sem entrada PHONO através das entradas auxiliares, além de permitir conexão a computadores por via USB, usando o intuitivo software Audacity.

Outra vantagem do Audio-Technica AT LP120 é fato dele ser totalmente manual, diminuindo engrenagens mecânicas que podem gerar alguma interferência na reprodução de discos.

COMPARAÇÃO COM OUTROS APARELHOS

Todo esse refinamento aliado à força é adquirido hoje por um valor de aproximadamente R$3000,00, que é uma pechincha perto das somas vultuosas de alguns do mesmo nível como:

  1. Marantz TT-15S1
  2. Rega Planar 3 (Red)
  3. Pro-Ject Debut Carbon EVO Satin Blue Finish
  4. Rega Planar 1 Plus Matte White
  5. Pro-Ject T1 (Black) com capsula Ortofon OM5e

Em comparação com vários destes, apesar deles estarem mais próximos de um aparelho para audiófilo que o Audio-Technica AT LP120, eles são, em sua maioria, acionados por correia, não tocam discos em 78 rpm, também não incluem recursos para DJs, além de possuírem bases mais leves, faltarem alguns controles e ajustes mais específicos, como os de pitch, por exemplo, e serem mais caros 30% em média.

Conta ainda à favor do Audio-Technica AT LP120 o fato de sua capsula/agulha de fábrica ser uma das melhores do mercado de entrada (o meu veio com uma agulha elíptica ótima), mesmo que seu braço em “S” (de metal, diga-se) não seja a melhor escolha comparado aos braços retos dos concorrentes.

Em suma, a aparência, o menor preço, os recursos, o conjunto de capsula/agulha excelentes vindos de fábrica e as possibilidades de configurações que possui, aliado ao já mencionado equilíbrio entre refinamento e robustez, são o que realmente diferencia o Audio-Technica AT LP120 de seus concorrentes diretos

3 opções de sets de som com o Audio-Technica AT LP120:

1 – O Conjunto de Som Definitivo.

Chamo este set de definitivo, pois, com o passar do tempo a única atualização a ser feita será a de agulha (com o passar do tempo é necessário trocar – pelo menos de 5 em 5 anos), ou então um melhor conjunto de capsula e agulha (uma ortofon 2M red neste set iria brilhar, mas esta só importando). Neste caso, não é necessário um pré-amplificador, pois o receiver japonês já vem com um excelente embutido.

Creio que ele ficará bem acima do seu investimento para o conjunto todo, mas se você puder montá-lo, fará um único investimento para o resto da sua vida.

  1. Toca-Discos Audio-Technica AT-LP120 – Confira o preço clicando aqui 
  2. Receiver Onkyo TX8220– Confira o preço clicando aqui
  3. Par de Caixas Acústicas Torre Yamaha Preta NS-F51 – Confira o preço clicando aqui

2 – Conjunto de Som com foco no receiver e no toca-discos

Este set é muito parecido com o anterior, só diminuí a qualidade das caixas acústicas. Se você quiser poderá adicionar um subwoofer mais tarde para melhorar as frequências graves, porém, se o se espaço for de até 20m² creio que este par de caixas será suficiente e te agradará por um bom tempo.

  1. Toca-Discos Audio-Technica AT-LP120 – Confira o preço clicando aqui
  2. Receiver Onkyo TX8220– Confira o preço clicando aqui
  3. Par de Caixas Acústicas Bookshelf, Klipsch, R-15M – Confira o preço clicando aqui

3 – Conjunto de som com foco no  toca-discos

Este set é muito parecido com os anteriores, troquei o receiver por um amplificador para diminuir o valor do set. Com este set você só precisará trocar o amplificador pelo receiver no futuro.

  1. Toca-Discos Audio-Technica AT-LP120 – Confira o preço clicando aqui
  2. Pré-amplificador Pyle – Confira o preço clicando aqui
  3. Caixa de Som Bluetooth Edifier R1280DB 42W – Confira o preço clicando aqui

EM SUMA, ESTA É APENAS MINHA OPINIÃO

É necessário dizer que todo este artigo é criado pelas minhas impressões acerca de um aparelho que eu utilizo hoje no meu conjunto de som e estou plenamente satisfeito. Ou seja, todos os apontamentos feitos são parte da minha experiência pessoal.

Isso junto ao orçamento necessário para adquiri-lo me fazem crer que ele tem o melhor custo benefício dentre os toca-discos facilmente encontrados no Brasil hoje em dia. Existem toca-discos “melhores”? Claro que existem, mas você terá dificuldades em encontrar um toca-discos novo e “melhor” com o preço pedido num Audio-Technica AT LP120.

Leia Mais:

Ofertas dos 5 Melhores Receiver Novos para Iniciantes no Mundo do Vinil

Procurando o receiver perfeito para o seu toca-discos? Não procure mais! Confira esta lista com as 5 principais opções disponíveis no mercado brasileiro hoje. Usando nossos links você ajuda a manter o site ativo.
  1. Onkyo TX8220 (confira o aparelho aqui)
  2. Denon AVR-S570BT (Confira o aparelho clicando aqui)
  3. YAMAHA R-S202BL (confira o aparelho clicando aqui)
  4. Sony STRDH190 (confira o aparelho aqui)
  5. Denon AVR-X4800H (confira o aparelho aqui.)

6 comentários em “Audio-Technica AT LP120: Vale a pena comprar este toca-discos?”

  1. Pingback: Toca-Discos Novo ou Vintage? Qual é Melhor? - O Som do Vinil

  2. Olá!
    Lendo o manual deste LP120… fiquei com uma dúvida. Ali consta que durante o uso a tampa de proteção contra o pó deve permanecer fora, sob risco de dano ao disco ou degradação do som!! Mas aberto o pó se acumula sem piedade. Qual sua opinião sobre isso?

    1. Olá Flávio!

      Eu tenho o mesmo AT LP120 e sempre usei ele com a tampa fechada. Alguns reclamam que isso abafa o som, mas nunca cheguei a perceber isso de forma a me incomodar. Me incomoda mais a poeira que pode vir para o meu disco atraída pelo movimento de rotação. Já vi estudos indicando que a tampa aberta a uma angulação de 45° alteraria protegeria os discos da poeira e não causaria este efeito de abafar o som. Esta angulação costuma ser exatamente aquela em que a tampa do meu Audio-Technica trava aberta. Mas eu nunca usei ele sem tampa. Na verdade, nunca usei nenhum dos meus toca-discos sem tampa.

      Abraços!

  3. Pingback: Audio-Technica AT-LP60 | Ele será seu melhor primeiro toca-discos

  4. Pingback: Toca Discos Pioneer: Os melhores modelos para comprar no Brasil

Deixe uma respostaCancelar resposta