De Beatles a Black Sabbath: A Evolução do Rock Clássico ao Heavy Metal

De Beatles e Jimi Hendrix. De Steppenwolf a Led Zeppelin. O heavy metal não existiria sem o registro destes 5 clássicos do rock. Neste artigo, exploramos a fascinante transição do rock clássico para o heavy metal, destacando a influência de ícones como Beatles, Hendrix, Led Zeppelin e Black Sabbath. Mergulhamos na experiência sensorial do vinil, celebrando o legado imortal desses gêneros e sua capacidade de conectar gerações de fãs.

Montagem visual de ícones do rock e heavy metal com elementos de discos de vinil e toca-discos.

Introdução

Imagine uma linha do tempo onde o vigor dos Beatles e a magia de Jimi Hendrix se entrelaçam com a intensidade do Led Zeppelin e a obscuridade do Black Sabbath. Esta não é apenas uma história de gêneros musicais se transformando; é a crônica de como o rock clássico evoluiu para o poderoso heavy metal, um estilo que transcende a música para se tornar um estilo de vida.

Sim, o heavy metal é um estilo de vida, muito além de um afluente do rock! Mas você sabe como o rock virou metal? Hoje vamos investigar um pouco dessa história e buscar pelos pais do heavy metal. Queremos investigar sua gênese e encontrar os cinco principais passos musicais que guiaram o mundo da música ate a explosão do controverso deste gênero musical que dominou por décadas o mundo do rock.

Ou seja, buscaremos cinco clássicos do rock que foram responsáveis por influenciar um sub-estilo e colocá-lo em gestação. Claro que não iremos considerar obras clássicas de nomes como Wagner, Mozart e Bach, nome que traziam andamentos, progressões e padrões de composição influentes no que seria apregoado posteriormente nos vinis carregados de peso metálico. Confira abaixo um pouco do resultado de nossa investigação e ao fim trazemos os cinco eleitos como os definitivos passos do rock em direção ao Heavy Metal.

A Gênese do Heavy Metal

O heavy metal, mais do que um mero subgênero do rock, é um fenômeno cultural que nasceu da fusão de sonoridades inovadoras, letras provocativas e performances eletrizantes. Mas, como exatamente o rock se metamorfoseou nessa forma tão distinta?

Qual foi a primeira banda de Heavy Metal?

Falar em Heavy Metal é referenciar não somente um estilo musical vigoroso, mas também clamar por um modo de vida. Jeans, algumas vezes rasgados, couro, rebites e camisetas pretas são costumeiros aos adeptos do metal pesado, sendo que muito deles ainda transitam pelo mundo à paisana (como este que vos escreve). Como estilo musical, o marco zero convencionado é o lançamento do primeiro álbum do Black Sabbath.

Numa época onde a onda hippie e o discurso flower power eram pulverizados pelos dissidentes do espirito emanado no Woodstock, Ozzy Osbourne, Tonny Iommi, Geezer Butler e Bill Ward falavam de aparições diabólicas, bruxas, feitiçaria e trajavam peças escuras, pesadas e vinham adornados por cruzes metálicas manufaturadas pelo pai de Ozzy. Todavia, esta questão de quem deu o pontapé inicial no Heavy Metal ainda não esta totalmente solucionada e muitos estudiosos divergem em suas opiniões.

Banda Black Sabbath posando juntos nos anos 1970.
Black Sabbath nos anos 1970: Os pioneiros do heavy metal capturados em um momento icônico, simbolizando a era de nascimento do Heavy Metal

Quem Inventou o termo Heavy Metal?

O termo que viria a batizar o estilo nasceu ainda na década de 1930, sendo utilizado para referenciar armas de alcance e precisão acima dos padrões normais. Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, “heavy metal” designaria veículos bélicos que seriam os precursores dos tanques de guerra. No âmbito científico, o termo “Heavy Metals” é utilizado para designar metais que possuiriam densidades maiores que 7g/cm³.

O termo ainda aparece n literatura moderna, mais precisamente na obra Almoço Nú, de Willian S. Burroughs, como denominação para o ato de ingerir certo tipo de comida nas ruas de Urano. É certo que o autor teve grande influência na cena contra-cultural americana e, por consequência, seus tentáculos chegaram ao rock n’ roll, que, em meados dos anos 60, amadurecia o conteúdo de seus versos e explorava temas como homossexualidade, autoritarismo, ciência e consumo de drogas.

O primeiro registro da associação do termo Heavy Metal no mundo da música se deu com o grupo Hapshash and the Coloured Coat, em seu álbum de 1967, Featuring the Human Host and the Heavy Metal Kids. Basta uma rápida audição nesse disco para notarmos que as canções deste álbum eram apenas um exercício de psicodelia, improviso, sonoridades abstratas e forte afetação artística. Apesar de ser a sonoridade em voga naquele momento musical,  onde viagens musicais extravagantes completamente liberadas, o álbum foi um fracasso.

Quem Batizou o Heavy Metal?

Outra questão cuja resposta é quase impossível de haver consenso é quanto ao responsável pelo batismo desta pesada vertente do rock. Alguns citam Lester Bangs ao escrever sobre o Black Sabbath, mas este, na verdade, utilizou o termo Downer Rock em sua reportagem para a revista Cream. Em registro escrito, a primeira referência ao Heavy Metal, como estilo musical, apareceu numa resenha do álbum “Kingdom Come”, do grupo Sir Lord Baltimore, em maio de 1971.

Outro que entra na briga pelo batismo do Heavy Metal é o baixista do The Animals, Chass Chandler, que também era empresário do The Jimi Hendrix Experience, e usou a expressão Heavy Metal para caracterizar uma apresentação de Hendrix, como se ela fosse “igual a metal pesado caindo do céu”.

Jimmy Page e Robert Plant do Led Zeppelin em performance ao vivo nos anos 1970.
Jimmy Page e Robert Plant do Led Zeppelin em ação: a essência do rock clássico que pavimentou o caminho para o heavy metal, capturada em uma performance eletrizante dos anos 1970.

As bandas de Rock que influenciaram o surgimento do Heavy Metal

Muito deste universo que antecedeu ao advento do Heavy Metal, importantíssimo para o nascimento da vertente mais pesada do rock, é classificado nos dias de hoje como proto-metal. Deixemos claro que as cinco canções eleitas são por nossa predileção e existem outras que são citadas pelos historiadores. Alguns tratam a canção “You Really Got Me”, do grupo The Kinks, posteriormente coverizada pelo Van Halen, como uma das precursoras do heavy metal.

Muito da atitude presente em temas futuros do estilo pode ser visto na canção “Kick Out The Jams”, do grupo americano MC5, ou até mesmo nos primeiros álbuns do The Stooges, de Iggy Pop. O Cream, supergrupo que tinha Eric Clapton em suas fileiras, influenciou em demasia no quesito musicalidade, pois deu peso ao blues rock, assim como o Jeff Beck Group e seu álbum “Truth”, que é referenciado por outros historiadores como, de fato, o primeiro álbum do Heavy Metal.

No âmbito da postura de palco (leia-se, destruição no palco), o The Who foi de suma importância para adicionar vigor, agressividade, som ensurdecedor e loucura no palco das bandas de rock n’ roll. Além deste tópico, a  temática obscura também se faz importante e, antes mesmo do Black Sabbath, já era praticada por nomes como Coven, Atomic Rooster e Black Widow.

Juntando tudo isso e mais algumas nunces de filme de terror, no dia 13 de fevereiro de 1970, uma sexta-feira, o Black Sabbath apresentava seu álbum que era introduzido pelos os sinos arautos do estilo que tomaria de assalto a cultura pop e, a partir daquele momento, o mundo da música seria mudado para sempre.

The Beatles performando "Helter Skelter", uma canção pioneira no heavy metal.
The Beatles apresentando “Helter Skelter” – a faixa que desafiou os limites do rock e pavimentou o caminho para o nascimento do heavy metal.

Os Pioneiros: Beatles, Hendrix, e Além

Antes do heavy metal se cristalizar como o conhecemos, bandas como os Beatles e o virtuoso Jimi Hendrix já estavam empurrando os limites do que o rock poderia ser. Com “Helter Skelter”, os Beatles não apenas criaram uma obra-prima sonora, mas também, inadvertidamente, deram os primeiros passos rumo ao heavy metal. Jimi Hendrix, com “Purple Haze”, explorou a distorção da guitarra a níveis nunca antes ouvidos, pavimentando o caminho para o que viria a ser a espinha dorsal do heavy metal.

Led Zeppelin e Steppenwolf: Os Arquitetos do Som

Enquanto isso, o Led Zeppelin e o Steppenwolf estavam construindo as fundações do gênero. Com faixas como “Communication Breakdown” e “Born to Be Wild”, respectivamente, eles não apenas definiram o som do rock pesado, mas também encapsularam o espírito rebelde e a busca por liberdade que se tornariam sinônimos do heavy metal.

Black Sabbath: O Nascimento de um Ícone

No entanto, foi o Black Sabbath que, com o lançamento de seu álbum homônimo em 1970, oficialmente deu à luz ao heavy metal. Temas sombrios, guitarras distorcidas e uma atmosfera densa e pesada marcaram o início de uma nova era na música.

Os 5 Maiores Clássicos do Rock que Ajudaram a Criar o Heavy Metal

O heavy metal é um gênero que existe há décadas, tendo como criador o Black Sabbath e o definidor o Judas Priest. Porém sem o lançamentos destes cinco clássicos do rock ele não teria surgido.

1) Stepenwolf: “Born To Be Wild”

O primeiro passo para o nascimento do Heavy Metal se deu com um grupo americano e, por esta razão, muitos consideram a canção Born To Be Wild, do grupo Stepenwolf como sendo uma das primeiras exibições do termo “heavy metal” na história da música. Tudo por causa do verso “I Like Smoke and Lightning, Heavy Metal Thunder” e sua identificação com um dos marcos maiores da contracultura americana: os motociclistas.

A associação veio com o filme “Easy Rider”, de 1968, onde a liberdade e suas contradições são os temas centrais.  Peter Fonda se desfazendo do seu relógio e rasgando a estrada ao som de “Born To Be Wild”, no início da película, tem o espírito heavy metal que Rob Halford iria tentar capturar em cada momento de sua carreira que adentrasse o palco com sua moto nos shows do Judas Priest.

2) The Beatles: “Helter Skelter”

Um verdadeiro tobogã onde escorregam notas pesadas, rebeldia elevada à potência da ira e gritos enraivecidos. Estes adjetivos poderiam ser de uma canção de Thrash metal, mas não, se trata de uma das maiores canções dos quatro garotos de Liverpool, apresentada em seu mítico “Álbum Branco”, e que muitos dizem ser o primeiro grito musical do heavy metal.

Entretanto, a canção se manchou após se tornar o hino de Charles Manson e sua “família”, sendo o que teria inspirado este louco a assassinar a atriz Sharon Tate e mais seis pessoas em agosto de 1969. Para esta canção, Paul McCartney se inspirou numa declaração de Pete Townshend em que definia a música I Can See For Miles, do The Who, como a canção mais pesada, bruta e rústica que a banda já fizera. Após esta declaração Paul queria uma canção assim também, e numa das guitarras esta Jimmy Page.

3) Jimi Hendrix: “Purple Haze”

Existiria Heavy Metal sem guitarras distorcidas? Evidente que não e Jimi Hendrix foi o primeiro a explorar este artifício ao máximo de suas possibilidades no período pré-advento do Heavy Metal. Como se toda esta influência “guitarreia” não bastasse, Hendrix se vale de um riff dissonante em três tons, o famoso Diabolus In Musica, que diz a lenda medieval ter raízes verdadeiramente diabólicas

Isso tudo em plena efervescência do poder das flores e brados de paz e amor. Ou seja, aqui temos o prenúncio das notas diabólicas e distorcidas no rock pesado.

4) Iron Butterfly: “In a Gadda Da Vida”

O primeiro álbum do Iron Butterfly se chamava Heavy e a banda já atacava com canções pesadas para a época. No seguindo disco, In a Gadda Da Vida, elevaram um pouco mais este quesito e a suíte de 17 minutos na forma de faixa título é considerada por alguns historiadores como o primeiro heavy metal da história, em decorrência de seu riff macabro e ritmo cadenciado.

5) Led Zeppelin: Communication Breakdown

O Zeppelin de Chumbo já apresentava peso no nome. Com seu primeiro álbum a banda investiu em um blues carregado de distorção, cujo andamento era acelerado pela bateria e o vocal era quase orgástico. Aqui temos um conjunto deflagrando a bandeira de um heavy-blues com identidade própria e que pode ser encarado como um prenúncio do clássico heavy metal britânico.

A Experiência do Vinil: Uma Jornada Sensorial

Para os aficionados por música, não há nada como a experiência de ouvir esses clássicos em vinil. O ato de colocar a agulha no disco e ser envolvido pelo som analógico oferece uma conexão mais profunda com a música, transportando o ouvinte de volta no tempo para quando essas faixas foram lançadas. Equipamentos de som vintage e toca-discos não são apenas aparelhos; são portais para uma era dourada do rock.

Apresentação da Coleção Fundamental: Do Rock Clássico ao Nascimento do Heavy Metal

Nesta seleção, mergulhamos nas raízes profundas do rock clássico para explorar os álbuns e canções que não apenas definiram uma era, mas também pavimentaram o caminho para o nascimento de um dos gêneros mais poderosos e duradouros da música: o heavy metal. Cada disco nesta lista representa um marco, uma inovação sonora, ou uma atitude que transcendeu o seu tempo, influenciando gerações de músicos e fãs. Clicando nos links em azul você confere os discos.

  1. Black Sabbath – “Paranoid”
  2. Black Sabbath – “Black Sabbath”
  3. Steppenwolf – “Steppenwolf” (1968) – Este álbum inclui “Born To Be Wild”.
  4. The Beatles – “The Beatles” (Álbum Branco, 1968) – Inclui “Helter Skelter”.
  5. Jimi Hendrix Experience – “Are You Experienced” (1967) – Este álbum inclui “Purple Haze”.
  6. Iron Butterfly – “In-A-Gadda-Da-Vida” (1968)
  7. Led Zeppelin – “Led Zeppelin” (1969) – Este álbum inclui “Communication Breakdown”.
  8. Cream – “Disraeli Gears” (1967) – Este álbum é notável pelo peso do blues rock, influenciando o heavy metal.
  9. The Kinks“You Really Got Me” (Single, 1964) – Frequentemente citado como influência para o heavy metal.
  10. The Who – “My Generation” (1965) – Pela atitude e energia, contribuindo para o vigor do rock.
  11. Jeff Beck Group – “Truth” (1968) – Outro álbum fundamental para o desenvolvimento do heavy metal.
  12. MC5 – “Kick Out the Jams” (1969) – Por sua atitude e energia crua.
  13. The Stooges – “The Stooges” (1969) – Influência pela energia e atitude punk que antecedeu o heavy metal.

Esta coleção é uma homenagem aos momentos de inovação que moldaram o heavy metal, um gênero que continua a evoluir e a inspirar. Cada disco é uma peça essencial na história da música, capturando a essência de uma época em que o rock estava se reinventando e abrindo caminho para o futuro.

Eleve sua experiência musical com o profissional Audio Technica AT-LP120. Clique aqui e confira!

Conclusão: O Legado Perene do Rock e Heavy Metal

O heavy metal e o rock clássico continuam a influenciar gerações, não apenas através de suas sonoridades, mas como emblemas de liberdade, rebeldia e inovação. Ao mergulharmos nos discos de vinil desses gêneros, não estamos apenas revisitando a história da música; estamos relembrando momentos que definiram a cultura popular mundial. O legado dessas bandas e de suas músicas transcende o tempo, provando que, mesmo em um mundo digital, o poder do vinil e a magia do rock e do heavy metal permanecem imortais.

Leia Mais Sobre Rock e Heavy Metal


Dicas de Toca-Discos para Iniciantes no Mundo do Vinil

E rapidamente, se você precisar de um novo toca-discos, use nosso guia útil abaixo para ajudá-lo na compra. Usando nossos links você ajuda a manter o site ativo.
  1. Toca-Discos Audio-Technica Automático At-Lp60 (confira o aparelho aqui)
  2. Toca-Discos (Belt-Drive), Audio-Technica, T-LP3BK (Confira o aparelho clicando aqui)
  3. Toca-Discos Audio-Technica AT LP120 (confira o aparelho clicando aqui)
  4. Toca-Discos Denon DP-29F (confira o aparelho aqui)
  5. Toca-Discos Pioneer PLX 500 ( Confira o aparelho aqui. )
  6. Toca-Discos Pioneer PLX 1000 (confira o aparelho aqui.)

Deixe uma resposta