Você não só precisa de um pré-amplificador PHONO para ligar seu toca-discos, você precisa de um bom! Neste guia, exploramos por que esse componente é indispensável para aficionados por vinil e como ele transforma sua experiência auditiva, elevando cada nota e detalhe musical.
Introdução
O desejo pela música analógica parece estar de volta com o ressurgimento fortalecido dos colecionadores de discos de vinil. Estamos vendo toda uma nova geração investindo em toca-discos e buscando velhas e saudáveis formas de se consumir a música, que é uma arte.
Porém, a modernidade oferece facilidades que nem sempre são as mais indicadas para um instrumento de precisão como é o toca-discos. Muitos dos recém-chegados no universo do vinil ficam perdidos com a quantidade de opções diferentes e termos estranhos para quem cresceu na era digital do Mp3 ou do streaming.
Muitos acreditam que basta conectar qualquer toca-discos em algum sistema de som que a qualidade do som analógico será a mesma, independente de qual aparelho você estiver usando. Essa é a maior armadilha para quem inicia no mundo do vinil e a que geralmente gera a maior decepção.
Ao mergulhar no mundo do vinil, muitos entusiastas se deparam com uma variedade de equipamentos e termos técnicos. Entre eles, o pré-amplificador PHONO se destaca como um elemento crucial, mas frequentemente subestimado.
Um dos itens mais ignorados e mais importantes para se conectar um toca-discos hoje me dia é o pré-amplificador PHONO. Dá pra viver sem ele? Sim, mas não com qualidade!
Você não precisa de um pré-amplificador PHONO se o seu receiver tiver uma entrada PHONO. O mesmo vale se o seu toca-discos tiver um pré-amplificador interno. Mas isso não significa que você não deve investir num pré-amplificador externo, pois, na maioria dos casos, os pré-amplificadores PHONO incluídos em receivers ou toca-discos são de baixa qualidade. Um pré-amplificador externo quase sempre resultará em uma saída muito melhor.
Pra que serve um pré-amplificador PHONO?
A necessidade do pré-amplificador PHONO é mais fácil de ser explicada do que muitas das outras coisas que compõem o universo dos discos de vinil.
Basicamente, o que acontece é que o sinal que sai do conjunto de capsula/agulha em seu toca-discos é cerca de mil vezes menor que o sinal vindo de um CD player ou dispositivo de streaming, por exemplo. Para ouvir música de vinil através de seus alto-falantes ou sistema de som, primeiro você precisa aumentar este sinal. É aqui que entra um pré-amplificador PHONO.
Um pré-amplificador PHONO é um componente de áudio que amplifica o sinal do seu toca-discos para um nível que permite conectá-lo ao seu sistema de som da mesma maneira que faria com qualquer outra fonte de áudio. Este dispositivo irá pegar esses microvolts e transformá-los em 1,5 volts que seu sistema de som esperaria.
Os receivers dos anos 1980 para trás já vinham com este pré-amplificador embutido, a tal da entrada PHONO. Através dela, você podia conectar seu toca-discos diretamente para que o sinal fosse amplificado automaticamente.
Hoje em dia, a maioria dos toca-discos já vem com este pré-amplificador acoplado e com uma chave que te permite escolher entre PHONO (pré-amplificador desligado) e AUX (pré-amplificador ligado).
Em resumo, o pré-amplificador serve para corrigir as frequências da sua cápsula e gerar o sinal exato que a sua caixa de som precisa. Além disso, ele dará um ganho nas frequências agudas e graves que são suprimidas no corte do disco de vinil para que sua agulha fique estável durante a execução. É impossível que o pré-amp da maioria das entradas PHONO de receivers e mixers, e principalmente os que vem nos toca-discos, façam isso tudo de modo satisfatório! Portanto, um pré-amplificador de qualidade iria melhorar muito sua qualidade de som.
Se o pré-amplificador já vem nos aparelhos por que eu preciso de um externo?
Quando pensamos na proporção da amplificação, se o seu aparelho não possui um pré-amplificador de qualidade, isso pode gerar um efeito avalanche que ira amplificar mais do que o áudio real que está alimentando seus alto-falantes.
Lidar com sinais de nível tão baixo como o toca-discos e amplificá-lo significa ter que lidar com interferências e ruído eletromagnéticos. Quando você está aumentando os microvolts, de repente o feedback quase indetectável no circuito de energia criado pela sua geladeira na cozinha ao lado se torna um grande problema.
Como geralmente os pré-amplificador PHONO que já vem com os toca-discos novos não são sofisticados por uma questão de espaço, um pouco deste ruído de fundo pode ser facilmente captado e amplificado com toda a música que você gostaria de ouvir do seu toca-discos.
Ou seja, a qualidade do seu pré-amplificador pode ter um grande efeito no resultado final da qualidade geral do som do seu sistema. Usar um pré-amplificador PHONO é uma maneira incrível de dar aos seus discos um nível mais alto de detalhes e um baixo mais firme, menos distorcido.
2 Razões para comprar um pré-amplificador Phono, mesmo que seu receiver tenha uma entrada Phono!
Existem basicamente duas razões principais para comprar um pré-amplificador PHONO, mesmo que seu receiver já tenha uma entrada PHONO:
- A saída da sua cápsula não corresponde ao nível da sua entrada PHONO: A entrada PHONO dos receivers é calibrada para corresponder aos níveis de saída da maioria dos toca-discos. Esses níveis de saída são apenas a saída da cápsula. Isso, de fato, não te impedirá de ouvir seus discos, mas pode causar distorções ou ruídos leves, mas indesejáveis. Bons receivers (como este Onkyo) têm entradas PHONO tão boas que podem se ajustar à saída da cápsula com pouco ou nenhum ruído inerente.
- Sua entrada PHONO foi mal projetada pelo fabricante do receiver ou toca-discos e parece ruim: Existem grandes receivers no mercado que possuem entradas PHONO bem projetadas, como é o caso dos Onkyo, Cough e McIntosh, por exemplo. Nos toca-discos ter pré-amplificadores acoplados não faz muito sentido e muitos deles foram adicionados ao projeto tardiamente por uma demanda de mercado, apenas. A verdade é que para a maioria dos receivers e toca-discos, os fabricantes realmente não se importam com a entrada PHONO. Por esse motivo, eles tendem a soar mal em comparação com um pré-amplificador fonográfico externo.
Resumindo
Tecnicamente, seu toca-discos com pré-amplificador embutido não precisa de um pré-amplificador externo, pois já possui um, mas dependendo da qualidade do pré-amplificador PHONO embutido, você pode considerar seriamente desligá-lo e usar um pré-amplificador PHONO externo.
Se sua principal preocupação é a qualidade do som, você deve obter um pré-amplificador externo. Mesmo se você tiver um receiver com um pré-amplificador phono. Vai ser um custo extra no seu set, mas o som será muito melhor e seus discos soarão da maneira que devem soar.
Se você se preocupa com a qualidade de áudio e não tem um receiver sofisticado: obtenha um pré-amplificador PHONO!
Conclusão
A escolha de um pré-amplificador PHONO adequado é mais do que um mero detalhe técnico; é uma decisão que afeta profundamente a qualidade do som e a experiência de ouvir vinil. Com a compreensão correta e a seleção cuidadosa, você pode transformar sua audição de música em uma jornada rica em detalhes e nuances sonoras.
Encorajamos os entusiastas do vinil a considerar seriamente a adição de um pré-amplificador de qualidade ao seu sistema de som, garantindo assim que cada reprodução seja tão autêntica e envolvente quanto os artistas pretendiam.
Os 5 Melhores Pré-amplificadores Phono para comprar hoje no Brasil:
Em última análise, o pré-amplificador PHONO que você escolher dependerá do que é mais apropriado para o toca-discos e a capsula que você já possui, portanto, certifique-se de ter as especificações do seu toca-discos à mão.
Abaixo listo alguns dos melhores modelos mais indicados de pré-amplificadores PHONO:
- Mingzhe Pré Amplificador Phono – Confira neste link
- ELC 104 Pré-amplificador Phono – Confira neste link
- Fosi Audio Pré-amplificador Phono – Confira neste link
- Pyle Pré-amplificador Phono – Confira neste link
- Cambridge Audio Pré-amplificador Phono – Confira neste link
Leia Mais:
- Review Completo do Preamp ELC104: O Pré-Amplificador Ideal para Seu Toca-Discos
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- Pré-Amplificador Cambridge Audio Alva: Qual a diferença entre o Solo e o Duo
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Dicas de Toca-Discos para Iniciantes no Mundo do Vinil
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eu tenho um mixer Gemini, e obviamente tem entradas Phono, essas dos mixer, são de qualidade??
Olá Alex,
A resposta para esta pergunta depende da qualidade de áudio que você está buscando.
A entrada PHONO de um mixer, mesmo o Gemini, tem os mesmos padrões das entradas PHONO de um bom receiver.
Ou seja, a entrada PHONO do seu mixer pode funcionar perfeitamente para suas necessidades se você não estiver procurando muito detalhamento e retirar o máximo possível do que os seus discos podem dar.
No entanto, se você procura som de alta qualidade e reprodução precisa de seus discos de vinil, considere investir em um pré-amplificador phono dedicado.
Isso porque, o pré-amplificador iria corrigir bem as frequências da sua cápsula e geraria o sinal exato que a sua caixa de som precisa. Além disso, ele daria um ganho nas frequências agudas e graves que são suprimidas no corte do disco de vinil para que sua agulha fique estável durante a execução.
É impossível que o pré-amp da maioria das entradas PHONO de receivers e mixers façam isso tudo de modo satisfatório! Portanto, um pré-amp de qualidade iria melhorar muito sua qualidade de som.
Os 4 pré-amps que eu usei e recomendo foram (tive eles na sequência abaixo e hoje estou com o número 4, mas qualquer um deles resolverá seu problema):
1) Mingzhe Pré Amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3OF71o6 – este fica no nível do Pyle
2) Pyle Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3rdDbzx
3) Fosi Audio Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3scmEvR – este é um pouco mais sofisticado que o Pyle
4) Cambridge Audio Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/44b2JdZ – este é um mundo superior ao Pyle, coisa fina!
Falo mais sobre estes pré-amps com detalhes no artigo do site e no canalo do Youtube linkados abaixo:
1) Pré-Amplificador Phono: Os 4 Melhores para o seu Toca-Discos
Pré-Amplificador Phono: Os 4 Melhores para o seu Toca-Discos
Marcelo Lopes Vieira
Você é um entusiasta do vinil procurando o melhor pré-amplificador PHONO para seu toca discos? Se assim for, voc…
2) https://youtu.be/0OfpUZu5EII
Espero ter ajudado!
Olá.
Poderia, por favor, me responder algo que tenho dúvida desde sempre?
Tenho um AT-L60 e em breve espero comprar o AT-L120…
Eles têm a chave seletora “PHONO” e “LINE”….
Se eu utilizar um pré-amplificador externo, utilizando a função “PHONO” desses tocadores, o som dos vinis vai ficar mais alto??? Volume! Terei ganho considerável de volume dos discos?! Mais alto que na função “LINE” que já vem com os tocadores?!
Qualidade para mim é essencial, claro, mas alguns álbuns têm o volume baixo e isso ‘aparece’ logo de cara quando o vinil começa a girar…
Obrigado.
Olá Cristiano,
a resposta para a sua pergunta esbarra em vários detalhes.
Primeiramente, acho essencial registrar que no universo do vinil, principalmente em discos que foram gravados antes daquuilo que ficou conhecido como “Loudness War”, não existe uma padronização de volume, como geralmente acontece nas mídias digitais.
Cada discos é refém do trabalho em estúdio feito pelo artista e pelo produtor que podem querer um volume mais baixo (ou apenas ser reflexo da época e das tecnologias disponíveis para gravação e produção), do corte e da prensagem do disco de vinil que pode não ter sido a melhor (por isso a busca de alguns colecionadores por prensagens específicas de alguns álbuns – os discos nacionais da segunda metade dos anos 1980 são péssimos), ou até mesmo a qualidade do seu sistema de som (caixas acústicas, receivers, amplificadores, enfim, o que você esteja usando para ouvir seus discos que podem não ser os mais indicados para um toca-discos).
Ou seja, são no mínimo três variáveis principais (e múltiplas variáveis secundárias) a serem controladas para que você garanta o volume que você deseja.
Se os dois primeiros pontos (produção e prensagem) forem garantidos (mas insisto no ponto de que no universo dos discos de vinil não existe uma padronização no volume), e o restante do seu set de som for o ideal para um toca-discos, o que vai acontecer se você adicionar um pré-amplificador é o som ficar menos clícico e mais vívido, encorpado!
Pense ainda que isto dependerá do seu conjunto de cápsula e agulha também. Quanto melhor eles forem, melhor será o áudio lido. Insisto: assim como o restante do seu set de som. Alguns modelos de caixas acústicas feitos para música digital podem não funcionar bem com a música analógica (a maioria das JBL, por exemplo, passam por isso) – Para saber mais leia este meu artigo: https://osomdovinil.com/6-opcoes-de-sets-de-som-com-toca-discos-novos-para-iniciantes/
O que o pré-amplificador fará, será corrigir bem as frequências da sua cápsula e geraria o sinal exato que a sua caixa de som precisa. Além disso, ele daria um ganho nas frequências agudas e graves que são suprimidas no corte do disco de vinil para que sua agulha fique estável durante a execução.
É impossível que o pré-amp da maioria dos toca-discos façam isso tudo de modo satisfatório! Portanto, um pré-amp de qualidade iria melhorar muito sua qualidade de som, dando aquele som quante que vc procura ao ouvir seus discos de vinil.
Os 4 pré-amps que eu usei e recomendo foram (tive eles na sequência abaixo e hoje estou com o número 4, mas qualquer um deles resolverá seu problema):
1) Mingzhe Pré Amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3OF71o6 – este fica no nível do Pyle
2) Pyle Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3rdDbzx
3) Fosi Audio Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3scmEvR – este é um pouco mais sofisticado que o Pyle e cairia muito bem para o que vc quer por causa do híbrido entre válvulas e transistores;
4) Cambridge Audio Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/44b2JdZ – este é um mundo superior a qualquer um dos outros, coisa fina! Se este não resolver seu problema, nada resolve.
Falo mais sobre estes pré-amps com detalhes no canalo do Youtube linkado abaixo:
1) https://youtu.be/0OfpUZu5EII
Espero ter ajudado!
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Oi! Enviei uma mensagem anteriormente, mas não sei se foi. Primeiramente, parabéns pelo artigo curto, simples e direto. Junto a isso, gostaria de fazer 2 perguntas:
Atualmente eu uso para meu toca-disco o receiver da Gradiente MODEL 1360. Me responda com sinceridade: este é um bom receiver?
Outra coisa: se eu plugar um pré-amplificador nele, ele vai ter uma melhora de qualidade ou, neste caso, não importa?
Desde já obrigado!
Olá Gustavo!
O modelo 1360 da Gradiente é um receiver clássico no Brasil! Ele tem um uma boa entrada PHONO que vai ser uma opção interessante para a maioria dos toca-discos vintage, produzidos antes dos anos 1980.
Se eu já tivesse um destes manteria ele até poder investir em algo mais robusto e novo, como um Onkyo 8220 ( este aqui: https://amzn.to/46H6WrH ), pois nenhuma opção nova abaixo deste Onkyo irá te dar o que o seu Gradiente te dá. Mas fique atento, pois o Gradiente já tem pelo menos 30 anos de produção, o que significa que circuitos, peças, conexões e outros componentes já sofrem o desgaste do tempo e podem não estar mais dando tudo o que podem. Te aconselho a manda-lo regularmente ( a cada 2 anos, pelo menos) para uma manutenção e limpeza completa.
Certamente um pré-amplificador irá dar um upgrade para o seu Gradiente, pois irá descansar sua entrada PHONO da pré-amplificação que pode estar prejudicada pelo desgaste do tempo. O pré-amplificador serve para corrigir as frequências da sua cápsula e gerar o sinal exato que a sua caixa de som precisa. Além disso, ele dará um ganho nas frequências agudas e graves que são suprimidas no corte do disco de vinil para que sua agulha fique estável durante a execução. É impossível que o pré-amp da maioria das entradas PHONO de receivers e mixers, e principalmente os que vem nos toca-discos, façam isso tudo de modo satisfatório!
Portanto, um pré-amp de qualidade iria melhorar muito sua qualidade de som.
Mas se o áudio que você está obtendo está te satisfazendo não há razão para investir nisso agora!
Os 4 pré-amps que eu usei e recomendo foram (tive eles na sequência abaixo e hoje estou com o número 4, mas qualquer um deles resolverá seu problema):
1) Mingzhe Pré Amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3OF71o6
2) Pyle Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3rdDbzx
3) Fosi Audio Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3scmEvR
4) Cambridge Audio Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/44b2JdZ
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1) https://osomdovinil.com/pre-amplificador-toca-discos-melhores-cambridge-fosi-audio-phono/
2) https://youtu.be/0OfpUZu5EII
Espero ter ajudado!
Abraços!
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Obrigado pela resposta! Aproveitando, um amigo meu está querendo me repassar o seguinte aparelho: DENON AVR-1907. Estou querendo usar como receiver no lugar deste Gradiente e ligar no meu toca-discos. Você acha uma boa?
Primeiramente, parabéns pelo artigo! Muito didático. Comprei um toca-discos da Audio-Technica, o AT-LP140XP-BK, agora na black friday. Ao chegar, tentei plugar ele diretamente nas minhas caixas ativas S2000MKIII, da EDIFIER, porém o som ficou muito baixo. E ao navegar na web, me deparei com seu artigo. Presumo, que haja necessidade de um pré-amp, já que o AT-LP140 não vem com um embutido. Minha dúvida é ao adquirir um pré-amp, posso conectar ele diretamente nas caixas ativas? Eis que, s.m.j, já são amplificadas. E outra dúvida, qual a diferença do Cambridge Audio Alva Duo para o Solo. Ambos atenderiam o AT-LP140? Desde já, muito obrigado!
Olá Mauro!
Realmente este modelo não vem com a pré amplificação como o AT-LP120. Você precisará de um pré-amp para conectar ele nas suas caixas ativas.
Sobre os pré-amplificadores da Cambridge Audio eu tenho um artigo dedicado para uma comparativo entre eles neste link: https://osomdovinil.com/comparativo-pre-amplificadores-cambridge-audio-alva-solo-alva-duo/
Vou resumir os pontos principais deste artigo aqui pra você, mas antes quero dizer que tenho o ALva Duo (este aqui: https://amzn.to/3QXwqdU) e ele parece fazer mágica. Até mesmo alguns estalidos e chiados são suprimidos. Meus discos ganharam vida nova com ele.
Cambridge Audio Alva Solo e Alva Duo: Qual comprar?
Se a simplicidade e um desempenho sólido em sistemas com capsulas magnéticos são prioridades, o Cambridge Audio Alva Solo atende a essas necessidades de maneira eficiente. Com uma fonte de alimentação de modo switch e uma placa de circuito montada na superfície, o Alva Solo (este aqui: https://amzn.to/3QTjwh9) é projetado para proporcionar caminhos curtos de sinal, resultando em uma resposta rápida e uma experiência sônica de alta qualidade.
No entanto, para aqueles que desejam uma experiência mais abrangente e desejam explorar uma variedade de cápsulas, o Cambridge Audio Alva Duo (este aqui: https://amzn.to/3QXwqdU) oferece uma opção mais versátil. Além de suportar tanto capsulas magnéticas quanto bobinas móveis (MM/MC), o Alva Duo possui recursos avançados, como um filtro subsônico e controle de equilíbrio. Esses recursos garantem a eliminação de ruídos de baixa frequência e proporcionam ajustes precisos para otimizar o desempenho, mesmo em vinis desgastados.
Um diferencial significativo do Alva Duo é o seu amplificador de fone de ouvido integrado. Com um conector exclusivo de 6,35 mm, os entusiastas de vinil podem desfrutar de suas faixas favoritas em particular, sem a necessidade de ligar o amplificador principal apenas para usar fones de ouvido. Essa adição faz do Alva Duo uma escolha mais completa para quem valoriza a versatilidade e a conveniência.
Ao considerar o investimento, o Cambridge Audio Alva Duo destaca-se pela sua flexibilidade e pelos recursos adicionais que oferece. Para verdadeiros entusiastas de vinil que desejam explorar todas as nuances de sua coleção, a escolha do Alva Duo proporcionará uma experiência mais rica e personalizável, justificando o investimento em um equipamento de alta qualidade.
O pré-amplificador serve para corrigir as frequências da sua cápsula e gerar o sinal exato que a sua caixa de som precisa. Além disso, ele dará um ganho nas frequências agudas e graves que são suprimidas no corte do disco de vinil para que sua agulha fique estável durante a execução. É impossível que o pré-amp da maioria das entradas PHONO de receivers, e principalmente os pré-amps que vem nos toca-discos, façam isso tudo de modo satisfatório!
Portanto, um pré-amp de qualidade iria melhorar muito sua qualidade de som e ainda te daria uma ótima forma de ouvir discos usando fones!
Falo mais sobre estes pré-amps com detalhes no artigo do site e no canalo do Youtube linkados abaixo:
1) https://osomdovinil.com/pre-amplificador-toca-discos-melhores-cambridge-fosi-audio-phono/
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Bom dia!! Realmente seus conteúdos são excelentes e super claros! Parabéns!! Mandei mensagem por e-mail também, tenho um receiver Yamaha Rxv 795 que é ótimo, tenho um toca disco rega p1 Plus com caixas Polk tk100 e queria dar um upgrade no set mas estou com dúvidas pois a P1 não desliga o amp interno, o que aconselha? Qual pré amp eu poderia usar? Pode ser um pp500? Acho o Cambridge maravilhoso mas não tenho esse valor agora! Obrigado Ricardo
Olá Ricardo!
Muito obrigado pelos elogios e pela confiança em buscar orientação. Vamos analisar a sua situação com o Rega Planar 1 Plus e o receiver Yamaha RXV 795, considerando a adição de um pré-amplificador ao seu sistema.
O Rega Planar 1 Plus já vem equipado com um estágio fono de alta qualidade para cartuchos de ímã móvel (MM), projetado para oferecer uma excelente qualidade de som ao ser conectado diretamente a entradas de linha de um sistema ou amplificador de áudio. Isso significa que o toca-discos já possui um pré-amplificador fono integrado, otimizado para trabalhar com o cartucho Rega Carbon que vem pré-instalado. A inclusão deste pré-amplificador interno visa simplificar a conexão e o uso, eliminando a necessidade de um pré-amplificador fono externo para a maioria dos usuários.
No entanto, sua preocupação parece ser sobre a possibilidade e o valor de adicionar um pré-amplificador externo ao sistema, dado que o Rega Planar 1 Plus não permite desativar seu pré-amplificador interno. Aqui estão alguns pontos a considerar:
Qualidade de Som: Se o objetivo de adicionar um pré-amplificador externo é melhorar a qualidade do som, é importante notar que o estágio fono integrado do Rega Planar 1 Plus já é de alta qualidade, projetado especificamente para complementar o cartucho e o design do toca-discos. A menos que o pré-amplificador externo ofereça uma qualidade significativamente superior, a diferença pode não ser tão perceptível, especialmente considerando a sinergia entre os componentes Rega.
Compatibilidade: Como o Planar 1 Plus não permite desligar o pré-amplificador interno, conectar um pré-amplificador externo significaria que o sinal estaria passando por dois estágios de pré-amplificação (o interno do toca-discos e o externo). Isso geralmente não é recomendado, pois pode levar a distorções ou alterações indesejadas no sinal de áudio.
Custo-Benefício: Avaliar se o investimento em um pré-amplificador externo justifica o potencial aumento na qualidade do som, considerando as limitações mencionadas. Em muitos casos, investir em outros componentes do sistema, como as caixas acústicas ou até mesmo o cartucho, pode oferecer um retorno mais significativo em termos de qualidade sonora.
Soluções Alternativas: Se você está buscando uma melhoria significativa na qualidade do som, pode valer a pena considerar outras atualizações no sistema, como mencionado anteriormente, ou até mesmo a troca do toca-discos por um modelo sem pré-amplificador integrado, que ofereça mais flexibilidade para experimentar com pré-amplificadores externos.
Em resumo, embora seja tecnicamente possível adicionar um pré-amplificador externo ao seu sistema, as limitações impostas pelo pré-amplificador integrado do Rega Planar 1 Plus e a questão da relação custo-benefício devem ser cuidadosamente consideradas. Avalie suas prioridades e o que você busca em termos de qualidade sonora antes de fazer essa escolha. Em muitos casos, a solução mais simples pode ser a mais eficaz.
Espero ter ajudado!
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Boa tarde Marcelo,
Procurando na internet acabei caindo, neste situação que você descreve bem sobre a questão dos pre-photo.
Queria ver se pode me ajudar, talvez eu nem precise trocar, mas como é algo novo para mim, fico na duvida.
Eu tenho um MA6800 McIntosh e um par de BW 804s, também tenho um Meridian para tocar os CDS.
Nunca tinha usado a entrada Phono do meu 6800, agora depois de 30 anos resolvi comprar uns LP e comprei um TD da Rega Planar 1, sem saida Phono, e lendo até a resposta acima creio que fiz uma escolha correta.
Mas minha questão é meu MA6800 em todas as entradas quando abro o volume no máximo.. nenhum ruído é emitido, mas quando abro o volume no Phono a partir volume 60 … em diante começo a escutar barulhos, obviamente eu só escuto meus discos quando muito no volume 25 a 40.. porque já e muito alto. Mas fiquei na duvida se isso é um problema do meu aparelho ou estas entradas phono tem este tipo problema de ruído depois de um certo volume. Porque no manual da MA6800 falam sobre isso, mas como não entendo muito, ainda tenho esta duvida.
A questão valeria a pena comprar um Pre-Phono da Rega o MK 3, existe duas versões MM e MC também não sei o que seria melhor. Ou também opção do Cambridge, mas pelos reviews que já andei lendo, o Rega para parece ser melhor. O que vc acha e recomendaria. Muito Obrigado.
Olá Abdo Abdala!
Primeiramente, parabéns pela sua configuração de áudio, que é de alta qualidade. Você tem componentes excepcionais que, quando bem integrados, podem oferecer uma experiência auditiva extraordinária. Vou tentar esclarecer suas dúvidas sobre o pré-amplificador phono (pré-phono) e o ruído que você observou.
(*) Entendendo o Ruído na Entrada Phono
A entrada phono é projetada especificamente para receber o sinal muito fraco de uma cápsula de toca-discos (seja de ímã móvel – MM, ou de bobina móvel – MC) e amplificá-lo para um nível que o amplificador possa trabalhar adequadamente. Devido à natureza extremamente sensível desta entrada, é normal que, em volumes muito altos, especialmente acima de 60% da capacidade máxima do amplificador, ruídos de fundo sejam mais perceptíveis. Isto não necessariamente indica um problema com seu MA6800, mas sim uma característica comum das entradas phono, especialmente se considerarmos que em volumes usuais de audição (25 a 40, como mencionado) o ruído não é um problema.
(**) Sobre a Necessidade de um Pré-Phono
Se o seu MA6800 já possui uma entrada phono integrada, em teoria, você não precisaria de um pré-phono externo, a menos que esteja buscando uma melhora na qualidade sonora ou seu amplificador interno não esteja atendendo às expectativas com seus novos LPs. O fato de você notar ruído apenas em volumes muito altos, que estão além do seu uso regular, sugere que o pré-amplificador phono integrado do MA6800 está funcionando conforme esperado para o uso normal.
(***) Escolhendo entre MM e MC
A escolha entre um pré-phono MM (ímã móvel) e MC (bobina móvel) depende diretamente do tipo de cápsula do seu toca-discos Rega Planar 1. A maioria dos toca-discos Rega Planar 1 vem equipada com cápsulas MM, então, a menos que você tenha substituído a cápsula original por uma MC, um pré-phono MM seria o indicado.
(****) Recomendação
Dado que seu uso está bem atendido em volumes normais e o ruído só se torna perceptível em volumes muito acima do seu uso habitual, minha recomendação inicial seria de aproveitar seu sistema como está. Contudo, se estiver em busca de uma possível melhoria na qualidade sonora ou curioso sobre o impacto de um pré-phono dedicado na sua configuração, investir em um pré-phono pode ser uma experiência interessante. Entre as opções da Rega e da Cambridge, ambas são marcas respeitadas. Porém, eu ficaria com o Cambridge Audio Alva Duo (este aqui: https://amzn.to/3VS6lB4 ), pois acha que ele faz mágica na definição das frequências e nos ajustes de RIAA. Ele até diminuiu o chiado de alguns do discos mais velhos e surrados que tenho aqui!
Espero ter ajudado!
Abraços!
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Bom dia, Muito obrigado Marcelo pelo tempo e esclarecimentos.
Tche, que artigo bom! Esclareceu várias duvidas que eu tinha sobre o funcionamento e a ordem de ligar os equipamentos. Aí fiquei todo animado e fui ligar um pre-amp Logos que tinha guardado entre o meu toca discos Audio Technica At-lp60x e o meu dinossauro integrado Toshiba TMC 7560, já que usando o TD em phono na entrada phone deixava muito ruído.
Porem ao ligar o pre-amp o som ficou extremamente grave, distorcendo tudo e nem regulando os graves no mínimo solucionou. Fiquei desanimado mas ao menos estou usando o TD em “Line” na entrada Aux e isso eliminou o ruído.
Agora fiquei com medo de comprar um pre-amp melhor e ter o mesmo problema.
Duvidas:
– Sera que a entrada Aux desse integrado é a mesma coisa que “Line”? (Uso um DVD pra ouvir CDs nela sem problemas)
– Sera que por ser um integrado muito antigo não é compativel com pre-amp?
– Ou será que esse Logos é uma porcaria?
Abraço
Richard
Oi Richard!
Fico feliz em saber que o artigo te ajudou a entender melhor como ligar seus equipamentos! Vamos tentar resolver essa questão do som distorcido com o pre-amp.
Primeiramente, sobre a entrada Aux ser a mesma coisa que “Line”: sim, são equivalentes em termos de nível de sinal. A entrada Aux (auxiliar) é projetada para receber sinais de linha de outros equipamentos, como seu DVD player, e funciona bem com seu toca-discos em modo “Line”.
Quanto à compatibilidade do seu integrado antigo com um pre-amp moderno, isso normalmente não deveria ser um problema. Os amplificadores integrados mais antigos geralmente são bastante robustos em termos de compatibilidade de entrada. No entanto, a distorção grave que você descreveu sugere que pode haver um problema específico com a interação entre seu pre-amp e o amplificador.
Sobre o pre-amp Logos, a questão de ser “uma porcaria” é relativa. Pode ser que ele simplesmente não seja compatível com as especificações ou as necessidades de seu sistema atual, ou pode realmente ter uma falha. Aqui estão algumas sugestões:
1) Verifique as especificações: Confira se as especificações de saída do pre-amp estão alinhadas com as entradas do seu amplificador. A distorção pode ser resultado de um nível de saída do pre-amp que é muito alto para a entrada do amplificador.
2) Teste outro pre-amp: Se possível, teste com outro pre-amp para ver se o problema persiste. Isso ajudará a determinar se o problema é específico do pre-amp Logos.
3) Revisão e reparo: Considerando que o Logos estava guardado, pode valer a pena levá-lo a um técnico para uma revisão. Componentes eletrônicos podem degradar com o tempo, especialmente capacitores.
4) Ajuste no amplificador: Como último recurso, você mencionou que ajustar os graves não resolveu, mas veja se há outras configurações no amplificador que possam ser ajustadas para acomodar o sinal do pre-amp.
Espero que essas sugestões ajudem a resolver o problema sem desanimar. Um bom pre-amp pode fazer uma grande diferença no seu sistema, então vale a pena investigar um pouco mais!
O que acontece é que o pré-amplificador serve para corrigir as frequências da sua cápsula e gerar o sinal exato que a entrada AUX que seu amplificador precisa. Além disso, ele dará um ganho nas frequências agudas e graves que são suprimidas no corte do disco de vinil para que sua agulha fique estável durante a execução. É quase impossível que a maioria dos pré-amps dos toca-discos ou as entradas PHONO dos amplificadores façam isso de forma precisa como um pré-amp dedicado!
Portanto, se a fidelidade sonora é sua prioridade máxima e você está disposto a investir em um pré-amplificador externo, essa configuração pode proporcionar a experiência auditiva mais enriquecedora para sua coleção de música clássica.
Hoje, os pré-amps que eu recomendo são:
1) Cambridge Audio Alva Solo – Confira neste link: https://mercadolivre.com/sec/2R834Fi ou https://amzn.to/3TCnopy
2) ECL 104 – Confira neste link: https://mercadolivre.com/sec/1PnR2NR
3) Fosi Audio Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://amzn.to/3NqqMQu ou neste link: https://mercadolivre.com/sec/1V76Vx9
4) Douk T4 Plus – https://mercadolivre.com/sec/1S32epE
5) Pre Amp Phono Rega Fono Mm Mk5 – Confira neste link: https://mercadolivre.com/sec/324P6SX
6) Pro-ject Phono Box Mm Pré-amplificador Phono – Confira neste link: https://mercadolivre.com/sec/2p9YNkY
7) Pyle PP777 – Link: https://amzn.to/4b3GmLt
Espero ter ajudado!
Abraços
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Acabei comprando o Fosi.
Acho que o problema do Logos é que ele é para TD de cápsulas de cerâmica e o meu Audio Technica é magnética.
Acabei descobrindo que existem pre-amps para MC e MM, então acho que é um fator a levar em conta dependendo do TD que voce vai usar. O meu anterior era um (vergonha) ObaBox e o Logos funcionava bem com ele.
Agora estou ansioso para receber o Fosi e ver como vai ficar o som.
Abraço
Richard
Bom dia, meu amigo! Estou iniciando nesse mundo do vinil agora e estou comprando um toca-discos Sharp RP-R600 (é bom?rs)
Gostaria de saber quais aparelhos eu ainda preciso adquirir para colocá-lo pra tocar? Se possível, sem gastar muito.
Aliás, muito bom seus artigos! Estou encontrando boas respostas pras minhas dúvidas.
Olá Aleksander
Bom dia! Que bom que você está achando útil os artigos! Sobre o toca-discos Sharp RP-R600, ele é uma boa escolha para quem está começando, desde que esteja em bom estado. Vamos ajustar a lista de equipamentos necessários para você começar a curtir seus vinis:
1) Pré-amplificador de Phono: Como seu toca-discos utiliza uma cápsula de cerâmica, recomendo o pré-amplificador Logos (este aqui: https://www.amplificadoreslogos.com.br/pre-amplificadores/pre-ceramico ), que é especificamente projetado para trabalhar com esse tipo de cápsula. Esse pré-amplificador irá garantir a correta equalização e amplificação do sinal, adequadas às características das cápsulas de cerâmica, proporcionando uma melhor qualidade de som.
2) Caixas de Som Ativas: Para simplificar seu setup, recomendo as caixas de som ativas Edifier R1000T4 (estas aqui: https://amzn.to/4adaEKI ). Elas já possuem amplificação interna, o que elimina a necessidade de um amplificador dedicado. Além disso, oferecem um som claro e são bastante acessíveis, sendo uma excelente opção para quem está começando no mundo do vinil.
Com esse setup, você terá tudo que precisa para começar a tocar seus discos com qualidade e sem fazer um grande investimento inicial. Boa sorte com seu novo hobby no mundo do vinil!
Observação: As cápsulas cerâmicas, como a que você descreveu, geralmente não precisam de um pré-amplificador de phono específico por terem uma tensão de saída mais alta e uma curva de equalização diferente da RIAA, que é padrão para cápsulas magnéticas. As cápsulas cerâmicas tendem a ter uma tensão de saída significativamente mais alta do que as cápsulas magnéticas. Enquanto uma cápsula magnética comum pode produzir um sinal de saída em torno de 5 mV (milivolts), uma cápsula cerâmica pode facilmente gerar entre 100 mV e 250 mV. Essa alta tensão de saída significa que, em muitos casos, o sinal pode ser diretamente ligado a uma entrada de linha de um amplificador ou receiver sem a necessidade de pré-amplificação adicional para elevar o nível do sinal. A curva de equalização padrão RIAA é usada com cápsulas magnéticas para compensar as modificações feitas durante a gravação de discos de vinil, onde os graves são atenuados e os agudos são realçados. Um pré-amplificador de phono para cápsulas magnéticas não só amplifica o sinal, mas também aplica essa curva de equalização para restaurar o equilíbrio original do som. Cápsulas cerâmicas, por outro lado, não seguem essa curva de equalização e geralmente não necessitam de correção de RIAA, pois são projetadas para reproduzir o som sem essa alteração específica. Por essas razões, muitos sistemas que utilizam cápsulas cerâmicas podem dispensar o uso de um pré-amplificador de phono específico para cápsulas magnéticas e, em vez disso, podem exigir apenas uma simples amplificação ou ajuste de volume, se necessário. Contudo, isso não significa que o uso de algum tipo de pré-amplificação ou equalização esteja completamente descartado, especialmente se o objetivo for ajustar a qualidade sonora para atingir uma determinada preferência auditiva ou compensar outras características do sistema de áudio.
Espero ter ajudado!
Abraços
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Boa noite, Marcelo. Pesquisando sobre o tema, terminei por ler seu artigo. Excelente, por sinal.
Estou com dúvidas em relação às conexões entre amplificadores e pré amplificadores de phono.
Possuo um Marantz 1150 e o utilizo em conjunto com um Gradiente RP II com uma cápsula Denon DL-110. Após anos usando 1 entrada de phono do integrado, estou querendo partir para um pré amplificador de phono de maior qualidade – em vista de um Hegel V10.
A questão é que só há 1 entrada auxiliar no Marantz, já utilizada. Existem mais 2 entradas de tape e as 2 de phono. Por acaso seria possível utilizar alguma delas? Não seria uma “redundância” utilizar um pré amplificador de phono em uma entrada phono do Marantz? Por fim, qual seria a solução?
Desde já agradeço. At.te, Vitor.
Olá, Vitor.
Fico feliz que tenha gostado do artigo. Sua dúvida é bastante pertinente e mostra sua dedicação em melhorar a qualidade do seu setup de áudio.
Utilizar um pré-amplificador de phono externo, como o Hegel V10, realmente pode trazer uma melhora significativa na qualidade sonora, dado que pré-amplificadores dedicados costumam ter circuitos e componentes otimizados especificamente para essa função.
Sobre as conexões: de fato, usar a entrada phono do Marantz com um pré-amplificador externo não é ideal, pois o sinal já amplificado pelo Hegel seria novamente amplificado, gerando distorções e ruído indesejados. A entrada phono é projetada para lidar com o sinal fraco diretamente da cápsula do toca-discos.
A solução ideal seria utilizar uma das entradas de tape do Marantz. Essas entradas são line level, assim como a entrada auxiliar, e não reamplificarão o sinal vindo do Hegel V10. Conectar o pré-amplificador de phono externo a uma dessas entradas permitirá que você usufrua plenamente da qualidade superior do Hegel, sem comprometimentos.
Se todas as entradas estiverem ocupadas, uma solução seria utilizar um switcher de áudio (como este aqui: https://amzn.to/4e1FPfv ), que permitirá conectar múltiplos dispositivos a uma única entrada, alternando entre eles conforme necessário.
Com essa configuração, você certamente perceberá uma diferença positiva na qualidade sonora. O Hegel V10 é um excelente pré-amplificador de phono e permitirá que você extraia o máximo da sua Denon DL-110 e do Gradiente RP II, proporcionando uma experiência auditiva ainda mais rica e detalhada.
Espero ter ajudado e desejo muitas horas de prazer musical com seu setup!
Espero ter ajudado!
Abraços
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Deixar uma mensagem q o artigo foi fabuloso é redundancia. Mas foi maravilhoso e muito esclarecedor. Uma pergunta, por favor. Possuo o receiver Marantz sr 7009. Vc acha q esse aparelho melhoria com um pre fono? E esse Cambridge que indicou? Tem uma faixa de preço razoável. Vale a pena? Muito obrigado!
Olá Ozório
Fico feliz em saber que achou o artigo esclarecedor! Quanto à sua dúvida sobre o Marantz SR 7009, a resposta é sim, adicionar um pré-amplificador de phono dedicado, como os modelos da Cambridge Audio, pode melhorar significativamente a qualidade do som do seu sistema de vinil.
O Marantz SR 7009 é um excelente receiver, mas a qualidade do som do toca-discos pode ser limitada pelo pré-amplificador integrado. Os pré-amplificadores de phono da Cambridge Audio, como o Alva Solo e o Alva Duo, são projetados para fornecer um sinal mais puro e detalhado.
O Alva Solo é compatível com cápsulas magnéticas (MM) e possui um ganho de 39 dB, uma saída nominal de 300 mV e uma sensibilidade para saída nominal de 3,35 mV. Com um ruído de entrada equivalente de apenas 0,09 µV e precisão da curva RIAA dentro de +/- 0,65 dB na faixa de 30 Hz a 20 kHz, ele oferece uma reprodução de som nítida e autêntica. Sua fonte de alimentação no modo de interruptor e a placa de circuito montada na superfície garantem caminhos curtos de sinal, resultando em uma resposta mais rápida e um ruído de fundo significativamente reduzido. O Alva Solo também possui um filtro subsônico, que elimina ruídos de baixa frequência causados por imperfeições nos discos, e controle de equilíbrio, proporcionando um som mais preciso e envolvente.
O Alva Duo vai além, suportando tanto cápsulas magnéticas quanto de bobina móvel (MC). Ele oferece ganhos de 39 dB para MM e 60 dB para MC, com uma sensibilidade para saída nominal de 305 µV para MC. Assim como o Alva Solo, ele possui uma fonte de alimentação no modo de interruptor e tecnologia de montagem em superfície, garantindo uma reprodução sonora precisa e detalhada. O filtro subsônico dele eliminou vário ruídos e chiados até dos meus discos mais antigos durantes a reprodução. O Alva Duo inclui um amplificador de fone de ouvido integrado, permitindo audição privada sem a necessidade de ligar o amplificador principal. Ele também possui um filtro subsônico e controle de equilíbrio, garantindo uma reprodução sonora livre de ruídos indesejados e proporcionando ajustes precisos para otimizar o desempenho, mesmo em vinis desgastados.
Investir em um desses pré-amplificadores de phono da Cambridge Audio certamente vale a pena. Eles oferecem uma qualidade de som superior, com baixo ruído e alta precisão, elevando sua experiência auditiva com discos de vinil. Se você busca uma reprodução de som mais rica e envolvente, o Alva Solo e o Alva Duo são excelentes escolhas.
Links
1) Cambridge Audio Alva Duo – https://amzn.to/3Rvn3TR
2) Cambridge Audio Alva Solo – https://amzn.to/3RtJSqZ
Espero ter ajudado!
Bom dia. Tenho uma duvida:
Como faço para ligar dois pré amplificadores Phono em paralelo em um toca-discos?
A ideia é um valvulado que será ligado a um amplificador também valvulado e outro transistorizado ligado a um amplificador de mesma tecnologia.
Imagino que apenas usando um divisor de sinal não seja viável.
Assim terei dois sistemas cada um com suas características.
Olá Fabrício
Bom dia! A ligação de dois pré-amplificadores phono em paralelo a partir de um único toca-discos é realmente desafiadora. Usar um divisor de sinal diretamente pode comprometer a qualidade do áudio, causando perda de sinal e interferências, já que o sinal do toca-discos é extremamente sensível e de baixa amplitude.
A solução mais adequada seria optar por um comutador de sinal de alta qualidade, que permita alternar o sinal entre os dois pré-amplificadores sem deterioração. Esse dispositivo garantirá que o sinal vá integralmente para o pré-amplificador desejado sem dividir a carga, preservando a fidelidade sonora. Outra opção, mais sofisticada, seria um mixer de sinal passivo, mas ele deve ser cuidadosamente escolhido para não adicionar ruído ou distorção.
Com isso, você aproveita o melhor dos dois mundos: o calor e riqueza harmônica do sistema valvulado, e a precisão e detalhamento do sistema transistorizado. Assim, você obtém a flexibilidade para desfrutar de cada sistema no seu máximo potencial, com a liberdade de alternar entre eles para diferentes estilos musicais ou experiências auditivas.
Espero ter ajudado!
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