É verdade que discos de 180g possuem um som melhor? A resposta para essa pergunta seria: não necessariamente discos de 180g possuem som melhor. Isso porque existem outras tantas variáveis que impactam na qualidade de áudio que a gramatura dos discos seria quase irrelevante se respeitadas as normas técnicas.
Algumas destas variáveis são: 1) as corretas regulagens de peso e antiskating; 2) o tempo de uso e a qualidade da capsula e da agulha; 3) a limpeza e o estado do seu disco; 4) o trabalho em estúdio para a gravação do álbum; 5) a masterização (ou corte do vinil) e as condições da master no caso de reedições; 6) a qualidade da matéria-prima do vinil usado; e 7) o espaço entre os sulcos do vinil, etc.
Os Mitos dos Discos de Vinil de 180g.
Existe muito marketing com o selo “vinil 180g”, gerando mais mitos do que verdades sobre a gramatura do vinil. A gramatura é o peso individual de cada disco, e ela pode variar entre 100 e 180g. Por isso nas descrições dos discos você irá encontrar, por exemplo, 120g, 140g ou 180g.
Tecnicamente, tanto faz qual é a gramatura dos discos de vinil, pois a norma usada para modular e regular os sulcos na mídia é o mesmo independente da gramatura.Ou seja, as marcas na superfície do disco obedecem normas padronizadas de corte em escala micro-métrica.
Portanto, tecnicamente falando, qualquer disco de vinil com gramatura superior a 90g (acredite, tenho algumas edições nacionais aqui que duvido terem mais do que isso), fornece o suporte físico para prensar as ranhuras com padrões de qualidade. Afinal, não existem masterizações diferentes para gramaturas diferentes.
Uma última observação reside no fato de que a profundidade dos sulcos nos discos de vinil que supera os padrões técnicos não seriam relevantes pois sua agulha não seria capaz de captá-los. Qualquer informação abaixo do ponto mínimo que sua agulha toca é irrelevante para o resultado final do som.
Novamente, o melhor som estaria mais ligado à qualidade da sua agulha, da sua capsula e das suas caixas do que ao peso do disco de vinil.
Então qual a vantagem de discos de vinil de 180g?
O que acontece, de fato, é que como um disco de vinil de 180g é mais pesado que as edições normais, principalmente as nacionais dos anos 1980, ele terá uma estabilidade maior sobre o prato. Com essa estabilidade garante-se uma melhor aproximação da posição paralela que deve existir entre o disco e o braço do seu toca-discos. Além do fato da estabilidade ajudar no isolamento de pequenas vibrações externas que iriam distorcer o som.
Claro que como um objeto mais robusto, sua durabilidade é resistência são maiores. É menos provável um vinil de gramatura superior a 140 gramas empenar por maus cuidados. O mesmo acontecerá com os discos de 200 gramas, por exemplo. Obviamente isso pode dar a sensação na melhora do áudio, mas a importância da gramatura do vinil não supera as demais condições para termos um bom som saindo das suas caixas.
Caixas acústicas que inclusive são outro elemento importante nessa equação do melhor som. Portanto, em geral, não é a espessura do vinil que irá determinar um som melhor ou pior.
Leia Mais:
- Como Tirar Marcas de Caneta da Capa de um Disco?
- Reflexões de um colecionador sobre as capas dos discos.
- Disco Arranhado Estraga a Agulha?
- O que é o DISCOGS? Comprar Discos por lá é confiável?
Dicas de Toca-Discos Com Bons Custos-Benefícios
Dicas de Toca-Discos para Iniciantes no Mundo do Vinil
E rapidamente, se você precisar de um novo toca-discos, use nosso guia útil abaixo para ajudá-lo na compra. Usando nossos links você ajuda a manter o site ativo. |
|
Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Muito obrigado pelo elogio ao artigo!