Como Tirar Marcas de Caneta da Capa de um Disco?

Descobrir como remover marcas de caneta da capa de um disco de vinil pode ser um desafio para colecionadores. Este artigo explora métodos variados, desde o uso de álcool até técnicas menos convencionais, oferecendo insights valiosos para quem deseja limpar suas preciosas capas sem causar danos.

Capa de disco de vinil mostrando antes e depois da remoção de marcas de caneta


Dicas de Toca-Discos para Iniciantes no Mundo do Vinil

E rapidamente, se você precisar de um novo toca-discos, use nosso guia útil abaixo para ajudá-lo na compra. Usando nossos links você ajuda a manter o site ativo.
  1. Toca-Discos Audio-Technica Automático At-Lp60 (confira o aparelho aqui)
  2. Toca-Discos (Belt-Drive), Audio-Technica, T-LP3BK (Confira o aparelho clicando aqui)
  3. Toca-Discos Audio-Technica AT LP120 (confira o aparelho clicando aqui)
  4. Toca-Discos Denon DP-29F (confira o aparelho aqui)
  5. Toca-Discos Pioneer PLX 500 ( Confira o aparelho aqui. )
  6. Toca-Discos Pioneer PLX 1000 (confira o aparelho aqui.)

Introdução

Mais dia, menos dia, o colecionador de discos de vinil irá se deparar com a pergunta: Como Tirar Marcas de Caneta da Capa de um Disco? A resposta mais simples para esta pergunta é: Não dá! Ao menos se você não quiser correr o risco de estragar a capa do seu precioso disco de vinil.

Infelizmente, não há uma forma 100% segura de tirar marcas, assinaturas e dedicatórias feitas com esferográfica nas capas dos discos.  Se o escrito estiver no selo do disco então, é melhor nem tentar, pois certamente você irá danificar a parte mais importante do seu LP. A probabilidade de danificar o selo é gigantesca nesses casos.

Um Hábito Antigo

Apesar de ser um item colecionável já em sua era de ouro, o disco de vinil era também uma forma de presentear pessoas das quais se gostava. Por isso, era comum ter dedicatórias nas capas dos discos escritas à caneta esferográfica.

Como um disco de vinil era uma peça relativamente cara, o hábito de emprestar discos era comum, principalmente entre amigos. Para tentar evitar extravios no caminho, o dono assinava seu nome na capa e também no selo. Alguns mais cuidadosos, marcavam a posse do disco na parte interna, seja com assinatura ou até mesmo com carimbos.

Na Minha Coleção

Quem adquire discos usados, seja em sebos ou doações de amigos e parentes sempre se depara com as marcas à caneta nas capas dos discos. Na minha coleção, por exemplo, a cópia do “Atom Heart Mother”, do Pink Floyd, tem uma dedicatória que ocupa mais da metade da capa.

Claro que isso faz parte da história daquela peça e por aquela marca sei que o antigo dono a ganhou de aniversário, assim como a mensagem escrita na parte interna do “Delicate Sound of Thunder” nos diz.

Muito provavelmente foi um aniversário feliz para esse antigo dono dos LPs. Tenho várias assinaturas em outras peças da minha coleção e nunca nem cogitei a ideia de passar algum produto para tirá-las. Quer saber por que? Continue lendo.

São Muitas as Variáveis que Dificultam Tirar Marcas à Caneta da capa de um disco.

São muitas as variáveis que interferem na limpeza da tinta de caneta na capa de um disco. O tipo da caneta, o material da capa, o produto usado para limpar, a força de atrito necessária para apagar, a força usada para escrever, a imagem na capa, a impressão da capa e a idade da escrita são apenas alguns dos elementos a serem considerados. 

Quando eu faço uma limpeza nos discos usados que chegam na coleção costumo passar lustra-moveis na capa para limpar sujeiras e realçar as cores da capa. Mas somente se a capa tiver um laminado sobre a impressão. E se esse processo tirar as marcas à caneta fico feliz. Caso contrário aprendo a conviver com elas.

Quer Tentar Limpar a Caneta da Capa do seu Disco Mesmo Assim?

Sei que se você chegou até aqui deve estar frustado. Mas calma, se você quiser correr o risco existem algumas técnicas para limpar tinta de caneta esferográfica das capas dos discos para quem gosta de emoções fortes. As tentativas vão do uso de borracha a líquido de isqueiro, e na maioria dos casos se valendo se hastes flexíveis com algodão. Abaixo vamos listar algumas.

ÁLCOOL

A técnica mais comum, menos arriscada, e com menos eficácia, obviamente, usa álcool, hastes com algodão e muita paciência. E mesmo que limpe a tinta de caneta da capa do seu disco, a marca de pressão da escrita continuará lá! É necessário muito cuidado com esta tentativa, pois o álcool pode alterar as cores da capa e até mesmo manchá-la de forma catastrófica se a capa não for laminada.

BORRACHA

Existem alguns videos e depoimentos em fóruns de colecionadores de discos que afirmar ter obtido sucesso usando borrachas de apagar esferográfica. Acho um tanto arriscado, pois a técnica demanda atrito e muitas destas borrachas deixam manchas. Confesso que não teria coragem de tentar apagar marcas às lápis com um borracha na capa de um disco.

PASTA DE DENTE

Sim, usam até pasta de dente na tentativa de tirar aquela maldita marca de esferográfica da capa do disco. A verdade é que essa técnica pode até limpar alguns tipos de marcas, mas deixa outras marcas pela força necessária para isso.

Nesse caso são ainda mais varáveis para se controlar: o tipo da pasta dental, o material da capa, o objeto usado na limpeza, etc. Invariavelmente a mancha estará lá na capa do disco, ou de caneta, ou de pasta dental. Ou seja, não vai sair tudo e o potencial de arruinar a capa do disco é muito alto.

VANISH

Vanish é uma marca de produtos de remoção de manchas em roupas que alguns corajosos indicam para limpar as capas dos discos com marcas à caneta. O que eu te digo é: nunca, em nenhuma hipótese, use esse produto, pois será necessário umedecer o pó e esfregá-lo com muita força. Isso só tem um resultado: danos irreversíveis!

FLUÍDO DE ISQUEIRO, AGUARRÁS E REMOVEDOR DE ESMALTE

O fluido de isqueiro tem como composto o querosene, que é um solvente oleoso. Assim como o aguarrás e removedor de esmalte ele retira a caneta, mas também a maioria da tinta onde toca.

Ou seja, ele vai tirar a marca de caneta esferográfica da capa do seu disco, mas vai manchar as partes mais coloridas e descolorir as áreas impressas. Portanto, se for tentar marcas pequenas à caneta de uma parte mais clara da capa pode ser que esse método funcione bem.

Todavia, o risco de dano ainda existe e bem alto.

Conclusão: Por Sua Conta e Risco!

Fique registrado que não recomendamos usar qualquer uma das técnicas acima. Esse tipo de ação, tirar marcas de caneta esferográfica da capa do disco, não é recomendada, pois exige aplicação de força, atrito e substâncias que danificam as impressões da capa ou seu revestimento.

Qualquer tentativa carrega consigo os riscos de arranhar a capa, tirar a impressão e depreciar o valor do seu disco, pois a a capa perde valor. Se for tentar algum dos métodos aqui citados, faça com tempo, use de muita paciência e o mais importante: só tente remover a tinta de caneta se o escrito estiver em algum lugar claro e a tinta estiver fraca.

Leia Mais:

Deixe uma resposta