Mono e Estéreo são basicamente duas formas diferentes de se fazer a captação de áudio que será impressa na mídia. Neste artigo falaremos sobre as diferenças, qualidades e defeitos de cada uma delas.
O áudio mono, ou monofônico, é uma mixagem em que todos os sons são agrupados em um único canal, enquanto o áudio estéreo incorpora dois canais diferentes e cria um “campo” em que os sons podem se movimentar alguns graus à esquerda ou à direita do centro.
Cada um desses tipos de som cumpre uma função distinta e é mais indicado para um determinado momento ou conteúdo. Enquanto o mono é indicado para ambientes abertos o estéreo seria melhor indicado para locais fechados. Vamos detalhar um pouco mais nesse artigo, tentando estabelecer as diferenças e as vantagens de cada um. Mono ou estéreo? algum seria melhor que o outro?
Um Pouco de História
Em 1800 o primeiro sistema de gravação foi criado, numa versão primitiva do sistema mono. Quase no fim daquele século, na Primeira Feira Internacional de Eletricidade de Paris, foi realizada a primeira transmissão de áudio de uma estrutura com 10 microfones para um sistema com 10 pares de transdutores a duas milhas de distância.
A invenção tornou-se tão surpreendente que virou uma espécie de espetáculo chamado de “Théâtrophone”. Era um sistema de distribuição telefônica que permitia aos assinantes do serviço ouvir uma apresentação de ópera e teatro.
O som estéreo foi inventado pelo engenheiro eletrônico britânico Alan Blumlein, que ficou bastante conhecido por suas incontáveis invenções nas áreas de telecomunicações, gravação sonora, som estéreo e até televisão e radar. Com o som em estéreo poderíamos ter algo que o mono não proporcionava: uma amplitude espacial para a o som.
As pesquisas evoluíram quando esse formato tomou o mercado fonográfico e venceu a guerra contra o mono na década de 1970, nos dando formatos como o quadrifônico (que não se popularizou) e a reprodução por seis canais conhecida como 5.1, surgida nos anos 1980 para preencher todos os ângulos do espaço.
As Diferenças Entre Mono e Estéreo
O Mono
O som monofônico (popularmente chamado de mono) é aquele que é captado e também reproduzido por um único canal. Isso significa que o som mono não é capaz de distinguir elementos como instrumentos (ou vozes) diversos, profundidade ou localização de origem do áudio.
Como vantagem, o som mono é reproduzido da mesma maneira em diferentes caixas acústicas, o que o torna ideal para grandes eventos ao ar livre, captar discursos, narrações ou locuções, já que sua direção monofocal ajuda a eliminar ruídos.
Além disso, é o mais indicado para shows e outros grandes eventos, pois assim todas as caixas de som reproduzirão o mesmo áudio. Para que o ouvinte não ouça somente por um canal (por exemplo: somente por um fone de ouvido), o canal mono único é duplicado no segundo canal.
Essa duplicação do canal de áudio mono é intencional e é o uso correto do áudio mono duplo. Isso permite que sistemas de som com dois ou mais canais reproduzam mixagens criadas com um único canal mono.
O Estéreo
O adjetivo estéreo é uma redução da palavra estereofônico, sendo usado principalmente para indicar um som transmitido por estereofonia, uma técnica que tenta recriar espacialmente o efeito de um som ao vivo.
Pode atuar também como substantivo, indicando o aparelho usado para transmitir esse tipo de som. Grosso modo, o áudio estéreo é composto por dois sinais, quando reproduzidos por dois transdutores posicionados em uma angulação específica, conseguem criar um efeito chamado de imagem fantasma (do inglês “phantom image”).
Esta técnica permite a criação de um efeito de movimentação da fonte sonora entre as duas caixas acústicas, fazendo com que possamos posicioná-la em qualquer lugar entre as duas caixas. Com isso pode-se simular o posicionamento de artistas em um palco, por exemplo, ou a movimentação de um personagem de um lado para o outro da tela de uma televisão.
O principal elemento de uma mixagem estéreo verdadeira é a diferença audível ou mensurável entre os canais esquerdo e direito. Existiu durante um tempo a coexistência das formas mono e estéreo, sendo que várias bandas e artista lançavam duas edições do mesmo disco, uma para cada tipo de captação.
Qual o melhor, Mono ou Estéreo?
Na verdade, muitas dessas perguntas do que é melhor ou pior esbarra na subjetividade do gosto de quem está opinando. Até por isso, é quase impossível ter uma resposta definitiva para responder qual é melhor, mono ou estéreo?
Para esse tipo de avaliação ser bem feita, tenha em mãos uma excelente aparelhagem para cada formato e faça seu próprio julgamento. Em termos técnicos e objetivos, o melhor é ouvir o discos de vinil no formato em que ele foi gravado. Por exemplo, os discos gravados apenas quando existia o formato mono serão melhores do que sua versão em estéreo, pois na verdade eles seriam um falso estéreo. Isso não é subjetivo, é fato!
Após esse período, salvo os discos prensados em dois formatos, eles são feitos para estéreo e soarão melhor em estéreo. Por isso, os discos antigos em mono, em ótimo estado, são tão valorizados, pois os relançamentos em estéreo não estão prensados no formato que aquele trabalho foi concebido.
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