Mono é basicamente uma forma de se fazer a captação de áudio que será impressa na mídia. O áudio mono, ou monofônico, é uma mixagem em que todos os sons são agrupados em um único canal. O formato Mono teve seu embrião em 1800, quando o primeiro sistema de gravação foi criado, numa versão primitiva do sistema.
Quase no fim daquele século, na Primeira Feira Internacional de Eletricidade de Paris, foi realizada a primeira transmissão de áudio de uma estrutura com 10 microfones para um sistema com 10 pares de transdutores a duas milhas de distância. A invenção tornou-se tão surpreendente que virou uma espécie de espetáculo chamado de “Théâtrophone”. Era um sistema de distribuição telefônica que permitia aos assinantes do serviço ouvir uma apresentação de ópera e teatro.
O que é ignorado muitas vezes é o fato de que os toca-discos equipados com suporte para o formato de som estéreo não é bem ajustado, na maioria das vezes, para a boa execução de discos em formato mono. É sobre isso que queremos discutir neste artigo.
O que é som Monofônico?
O som monofônico (popularmente chamado de mono) é aquele que é captado e também reproduzido por um único canal. Isso significa que o som monofônico não é capaz de distinguir elementos como instrumentos (ou vozes) diversos, profundidade ou localização de origem do áudio.
Como vantagem, o som monofônico é reproduzido da mesma maneira em diferentes caixas de som, o que o torna ideal para grandes eventos ao ar livre, captar discursos, narrações ou locuções, já que sua direção monofocal ajuda a eliminar ruídos.
Além disso, é o mais indicado para shows e outros grandes eventos, pois assim todas as caixas de som reproduzirão o mesmo áudio. Para que o ouvinte não ouça somente por um canal (por exemplo: somente por um fone de ouvido), o canal mono único é duplicado no segundo canal.
Essa duplicação do canal de áudio mono é intencional e é o uso correto do áudio mono duplo. Isso permite que sistemas de som com dois ou mais canais reproduzam mixagens criadas com um único canal mono.
Como ouvir discos Monofônicos?
No fim da guerra entre o mono e o estéreo, toda a aparelhagem de som foi baseada no segundo formato, o que nos deixa a pergunta: é possível ouvir discos mono em aparelhos de som estéreo?
A resposta é sim, mas com ressalvas. O problema maior é que nos aparelhos modernos a cápsula e agulha são formatadas para ouvir discos em estéreo, cujos sulcos possuem registros tridimensionais de frequências, o que não acontece nas prensagens em mono, que são basicamente bidimensionais.
Quando você tocar um disco mono numa agulha/capsula estéreo, o aparelho vai jogar as frequências de forma desigual nas duas saídas de áudio.
Com isso pode gerar interferências no áudio que serão percebidas de acordo com a acurácia do seu aparelho ou do seu ouvido, pois esses dispositivos geram um efeito conhecido como fake mono.
Para solucionar o problema, basta adquirir capsulas e agulhas para o formato mono. Elas existem de diferentes marcas e valores e se o seu aparelho permite e troca da shell e você possui discos monofônicos, seria interessante ter um conjunto preparado separadamente para uma troca rápida.
Essas agulhas e capsulas mono vão dividir para as duas saídas do seu aparelho exatamente as mesmas frequências, sem gerar interferências como os modelos para estéreo. Os toca-discos mais antigos tinha um chaveamento para escolher entre mono e estéreo, mas ainda assim são necessárias agulha e cápsula adequadas para o formato. Os aparelhos high end atualmente já vem acoplados com dois braços para que você tenha uma conjunto para cada formato, mono ou estéreo.
Leia Mais:
- Mono ou Estéreo | Quais as Diferenças? Qual é Melhor?
- Quando Preciso Trocar a Agulha do meu Toca-Discos?
- Como Tirar Marcas de Caneta da Capa de um Disco?
- Disco Arranhado Estraga a Agulha?
Dicas de Toca-Discos Com Bons Custos-Benefícios
Dicas de Toca-Discos para Iniciantes no Mundo do Vinil
E rapidamente, se você precisar de um novo toca-discos, use nosso guia útil abaixo para ajudá-lo na compra. Usando nossos links você ajuda a manter o site ativo. |
|