O Audio Technica AT-LP60 destaca-se como a escolha ideal para novatos no universo vinílico, oferecendo uma combinação imbatível de qualidade e custo-benefício. Este toca-discos plug-and-play, com seu design amigável e configuração simplificada, promete uma introdução suave e gratificante ao som analógico, evitando danos aos discos com sua cápsula e agulha de alta qualidade.
Assista nosso vídeo no YouTube deste conteúdo: |
Uma questão que sempre assombra quem inicia no mundo do vinil é: qual aparelho comprar? A quantidade de conceitos reais e opiniões subjetivas são tão grandes que tornam a escolha de um primeiro toca-discos tão hermética quanto aleatória. Mas uma coisa posso te dizer com certeza: “o Audio Technica AT-LP60 será sua melhor opção para um primeiro toca-discos sempre!”
Claro que ele esta longe daquilo que um conhecedor experiente pede para um toca-discos, mesmo os de entrada, mas o grande trunfo do Audio Technica AT-LP60 é que ele já vem todo configurado de fábrica, sem nenhuma função que irá ser desregulada por um ouvinte de discos de vinil inexperiente. Isso aliado a um conjunto de cápsula e agulha mais do que decente, que não irão estragar seus discos e te darão uma boa resposta de frequências, faz dele a melhor opção para ser seu primeiro toca-discos.
Confira a melhor oferta do seu Audio-Technica AT-LP60, pelos botões abaixo. |
|
O Audio-Technica AT-LP60 é a resposta a uma situação comum para iniciantes
A maioria dos iniciantes no mundo do vinil começa com um disco, ou uma quantidade maior deles, que comprou por gostar do artista, ou achou guardado em algum porão da família e resolveu experimentar a forma analógica de ouvir música. Mas aí vem o primeiro problema: não tem um toca-discos.
O seu primeiro toca-discos é muito similar ao seu primeiro carro ou seu primeiro computador. Você dificilmente começa com uma Ferrari ou um IMac, pois ainda precisa adquirir experiência para chegar ao nível destas opções e, principalmente, ter um orçamento que te permita pagar por estes produtos de alto padrão. Com o seu toca-discos é exatamente igual.
Assim como não há necessidade de gastar muito por um carro se o seu objetivo é apenas um primeiro meio de locomoção, ou um computador que te permita fazer o básico do seu trabalho, também não é necessário alto investimento para começar a desfrutar do som de qualidade de um toca-discos.
Para manter a analogia, nosso Audio Technica AT-LP60 seria o equivalente a um bom carro popular ou a um bom notebook Dell, por exemplo. Existem opções mais baratas, semi-novos com mais qualidades, mas se quer um item novo para começar, esta é sempre a melhor opção.
O neófito deve prestar atenção que o hype gerado pela volta do vinil gerou uma enxurrada de toca-discos de baixa-qualidade, com materiais no mínimo duvidosos, apesar do visual chamativo e atraente, como as conhecidas “maletinhas”, os aparelhos de marcas como Crosley, Ion e Raveo, além dos vintage dos anos 1990 que são vendidos a peso de ouro e não valem nem a metado do que geralmente é pedido por eles.
O mais importante é que o Audio Technica AT-LP60 é a melhor resposta para tudo isso, vamos entender o porquê.
As Configurações do Audio-Technica AT-LP60
O melhor deste toca-discos para um iniciante é que ele é totalmente plug-and-play. Ou seja, você pode conectar o Audio Technica AT-LP60 a qualquer aparelho de som que você tenha em casa, e começar a ouvir seus discos, sem necessidade de configurações extras ou aparelhos adicionais. Inclusive, é possível conectar um fone de boa qualidade diretamente nele e ouvir seus discos imediatamente.
Assim que estiver seu Audio Technica AT-LP60 desembalado, é só colocar o prato giratório no eixo central, segurar as duas extremidades da fita vermelha na correia e puxar a correia sobre a polia do motor. Assim que a correia estiver encaixada na ranhura, basta remover a fita vermelha. E pronto! É a configuração mais simples de um bom toca-discos.
Uma das grandes vantagens do Audio Technica AT-LP60 é seu pré-amplificados embutido, pois ele te dará a liberdade de ser conectado tanto em aparelhos com entrada PHONO quanto em dispositivos apenas com entrada auxiliar (AUX). Para isso, basta ajustar a chave na parte de trás do toca-discos para a posição “line” e conectá-lo à entrada auxiliar de qualquer aparelho de som. É interessante lembrar que a entrada PHONO começou a ser removida dos aparelhos de som quando a indústria da música começou a se afastar do vinil rumo ao CD nos anos 1980 e 1990.
As Vantagens e Desvantagens do Audio-Technica AT-LP60
O ACIONAMENTO POR CORREIA
Um primeiro ponto a ser observado sobre o Audio Technica AT-LP60 é que ele tem acionamento por correia de duas velocidades (33 e 45 rotações por minuto -RPM), ou seja, o motor fica do lado do rolamento onde está prato que é girado por uma cinta elástica. Lembrando que não existe um consenso se este tipo de acionamento é melhor que o direto (direct drive), há argumentos favoráveis e desfavoráveis para ambos.
Atenção, pois neste aparelho não existe a opção da velocidade de 78 RPM o que não chega a ser um problema a não ser que você tenha herdado uma antiga coleção deste formato, pois a maioria dos discos da década de 1950 para frente são em 33 ou 45 RMP. Se você estiver buscando um bom aparelho para tocar discos de 78 RPM sugiro o irmão mais velho do Audio-Technica AT-LP60: o AT-LP120.
Compre seu Audio-Technica AT-LP120. Usando nossos links você ajuda a manter o site ativo. | |
UM APARELHO TOTALMENTE AUTOMÁTICO
Um segundo ponto importante do Audio Technica AT-LP60 é que ele é totalmente automático. Portanto, ele demanda pouquíssima experiência por parte do usuário além de colocar o disco de vinil no prato e pressionar o botão “Iniciar”. Todo o restante do trabalho é feito pelo próprio aparelho, o que já não acontece nos aparelhos mais refinados, mesmo nos de entrada da Audio-Technica, como o AT-LP120.
O braço se levanta sozinho e é colocado suavemente na primeira faixa do disco, que por sua vez será tocado até o final. Ao termino do disco, o sistema automático levantará o braço e o levará para o apoio de descanso, desligando em seguida. Isso tudo de forma silenciosa.
É fato, que dispositivos automáticos não são celebrados por ouvintes experientes. Isso se dá pois aparelhos manuais, além de maior controle sobre como seus discos serão tocados, em muitos aspectos possuem maior qualidade. Novamente o AT-LP120 é um bom exemplo de aparelho manual com ótimo custo-benefício.
Em todo caso, se você está começando no mundo do vinil, um aparelho automático pode te dar mais segurança e menos manutenção, o que é bom para que você aprenda aos poucos como manejar e qual a anatomia de um toca-discos.
O CONJUNTO DE CÁPSULA E AGULHA
Agora, precisamos falar sobre a cápsula e a agulha do Audio Technica AT-LP60. O principal é que temos uma cápsula magnética mais do que interessante pelo preço do aparelho. Lembrando que, em geral, capsulas e agulhas não costuma vir com os aparelhos mais refinados, mesmo os de entrada, sendo este um diferencial dos aparelhos da Audio Technica.
A capsula do Audio Technica AT-LP60 é produzida pela própria fabricante e é chamada de “Integral Dual Magnet” sendo melhor que qualquer opção dentre as cápsulas usadas em aparelhos vintage do Brasil nos anos 1980 e 1990, principalmente aquelas tradicionais vermelhinhas que eram cápsulas de cerâmica em conjunto a agulhas com ponta de safira ou rubi.
A agulha usada no Audio Technica AT-LP60 é a ATN3600L, agulha cônica com ponta de diamante que permite uma ótima qualidade de áudio (lembrando que isso também depende da qualidade do seu aparelho de som e, principalmente, de suas caixas acústicas).
Compre sua agulha de reposição ATN3600L para o Audio-Technica AT-LP60. Usando nossos links você ajuda a manter o site ativo. | |
Outro ponto importante é que o conjunto de cápsula e agulha já vem montado no braço de fábrica, com todos os ajustes técnicos de ângulos já prontos. Na verdade, este é um dos grandes problemas deste aparelho: ele não permite ajustes técnicos na capsula e na agulha, nem a substituição da cápsula é possível, somente a troca da agulha.
O que não deve ser um problema para o iniciante, pois tudo o que ele não quer é fazer alguma configuração errada. Todo iniciante deve ter em mente que um toca-discos é um instrumento de precisão e cada alteração nos seus ajustes técnicos causará problemas que irão se sobre por em escala geométrica. Mas se você desejar uma reprodução de alta fidelidade, terá que usar um toca-discos totalmente novo. Se esse for seu objetivo, sugiro começar com o excelente AT-LP120.
A CONSTRUÇÃO DO Audio Technica AT-LP60
Mesmo sendo um aparelho bastante leve é pequeno se comparado aos toca-discos usuais ele é bastante sólido com aproximadamente quatro quilos de peso, com estabilidade suficiente para suportar pequenas vibrações sem alterar o rastreamento do braço por causa dos pés de borracha na parte inferior que agem como amortecedores.
Esteticamente, ele é bonito, minimalista e moderno em sua agradável aparência industrial, sendo que as cores grafite e preto são as mais fáceis de encontrar das cinco cores disponíveis.
O Audio-Technica AT-LP60 é o Melhor Entre Seus Competidores
Para se ter uma ideia, no Brasil, os únicos competidores do Audio Technica AT-LP60 no mercado são as maletinhas, modelos copiados da Crosley, que oferecem alguns recursos potencialmente atraentes, mas a qualidade de áudio, que é o que realmente importa, não chega nem a disputar realmente com a AT-LP60.
Isso vale para qualquer aparelho da Ion e da Raveo que você também esteja pensando em comprar. Pode incluir no grupo dos que não dão nem pra saída em comparação com o Audio Technica AT-LP60 qualquer aparelho fabricado nos anos 1990, como os da Sony ou da Aiwa. Comprar qualquer um destes aparelhos é jogar dinheiro fora.
Além disso, quando chegar seu momento de fazer um upgrade, revender um Audio Technica AT-LP60 é muito fácil. Inclusive é ótimo ter um destes de reserva para quando o seu toca-discos principal der problema, ou se você quer montar um set extra em algum lugar da sua casa mas com menos sofisticação. Subindo a escada do toca-discos (algo que você fará mais cedo ou mais tarde), a Audio-Technica tem o AT-LP120 de três velocidades e acionamento direto consideravelmente mais caro, que oferece todos os recursos do AT-LP60 e um um pouco mais.
O AT-LP120 não é totalmente automático e requer mais envolvimento físico por parte do ouvinte, o que alguns puristas acham um prazer em si. É maior, mais pesado e muito ajustável. Possui uma cápsula/agulha muito mais sofisticada (além de permitir upgrades). Se estiver dentro do seu orçamento este seria o aparelho de entrada dos sonhos e você não precisaria trocar de aparelho pelo resto da vida se não quisesse.
LEIA MAIS: Audio-Technica AT LP120XUSB | Vale A Pena Comprar este Toca-Discos?
Entre o AT-LP60 e o AT-LP120 ainda podemos optar por outros bons aparelhos da Audio Technica, como o ATLP3BK, que é uma extensão direta do AT-LP60, com ajustes de contra-peso e anti-skating além de permitir a troca da cápsula e agulha; e o modelo AT-LPW50PB, que é uma versão mais simples do AT-LP120, sem o controle de pitch e tração por correia, mas como uma cápsula/agulha do mesmo nível. Mais abaixo, no fim deste artigo, te oferecemos links para todos estes aparelhos de entrada.
Conclusões sobre o Audio-Technica AT-LP60
O Audio Technica AT-LP60 tem o melhor custo benefício dentre os aparelhos para iniciantes? Sim e de longe. Para mim, atualmente, a maioria dos aparelhos da Audio-Technica tem o melhor custo-benefício do mercado de toca-discos. Seus aparelhos não são os melhores de entrada, mas estão quase lá, o preço compensa e eles entregam o que prometem.
Hoje, se eu fosse começar no mundo do vinil e tivesse que escolher um toca-discos para o meu set de som, eu iniciaria por este Audio Technica AT-LP60, pois eu teria uma boa experiência com a música analógica, não danificaria meus discos e seria um aparelho fácil de vender quando eu quisesse fazer um upgrade no meu conjunto de som.
Este aparelho ainda tem a vantagem de vir com um pré-amplificador phono acoplado à sua mecânica permitindo ligar diretamente em outros aparelhos de som que você tenha em casa com um simples cabo RCA e nada mais.
Vou além, hoje, como iniciante, e com um orçamento de aproximadamente R$2700,00 (escrevo esse artigo em julho de 2022) eu compraria o seguinte set:
1- Toca-Discos Audio-Technica Automático At-Lp60
|
2- Pré-Amplificador Fosi Audio Box X4:
Apesar do AT-LP 60 vir com um pré-amplificador phono acoplado, eu indico sempre usar um dedicado, como expliquei neste artigo.
|
3 – Caixa de Som, Edifier R1000T4, 24W RMS
|
Com este conjunto de som eu teria um ótimo aparelho para, pelos menos, meus primeiros quatro anos no mundo do vinil. Lembrando que a troca do toca-discos poderia ser perfeitamente feita, mantendo o restante deste conjunto.
Leia Mais:
- Os Melhores Toca-Discos Novos Para Iniciantes no Mundo do Vinil
- Audio-Technica AT LP120XUSB | Vale A Pena Comprar este Toca-Discos?
- Toca-Discos Novo ou Vintage? Qual é Melhor?
- O Som do Disco de Vinil é Realmente Melhor?
Ofertas dos 5 Melhores Receiver Novos para Iniciantes no Mundo do Vinil
Procurando o receiver perfeito para o seu toca-discos? Não procure mais! Confira esta lista com as 5 principais opções disponíveis no mercado brasileiro hoje. Usando nossos links você ajuda a manter o site ativo. |
|
Dicas de Toca-Discos para Iniciantes no Mundo do Vinil
E rapidamente, se você precisar de um novo toca-discos, use nosso guia útil abaixo para ajudá-lo na compra. Usando nossos links você ajuda a manter o site ativo. |
|